Campinas promove 3ª edição da Semana Municipal de Fitoterapia

25/04/2005

Saberes à luz do sol, espalhando sementes de tradição e saúde,
é o tema do evento, que acontece de terça a sexta-feira

Denize Assis

A Prefeitura de Campinas promove de amanhã, 26 de abril, a sexta-feira, 29, no auditório da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), a 3a Semana Municipal de Fitoterapia que, este ano, tem como tema Saberes à luz do sol, espalhando sementes de tradição e saúde. A Semana de Fitoterapia foi instituída por lei 11.385, de outubro de 2002, de autoria da vereadora Delegada Terezinha.

O objetivo é divulgar a fitomedicina para as equipes de saúde e para a população, informar a situação atual do programa de fitoterapia de Campinas, relatar a experiência da Botica da Família – farmácia da Secretaria Municipal de Saúde que elabora fitoterápicos - e debater outros temas relacionados ao assunto.

O evento terá a participação de Walter Radamés Accorsi, da Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiroz (ESALQ/USP), que vai fazer palestra sobre plantas medicinais e saúde. Também participa Ângelo Giovani Rodrigues, do Ministério da Saúde, que vai falar sobre a política nacional de fitoterapia. Os participantes ainda vão conhecer a experiência de fitoterápicos desenvolvida na província de Misiones, na Argentina.

Além destas e de outras palestras, a semana terá apresentações artísticas, entre as quais corais e danças, oficinas, exposição de painéis, livros, produtos e serviços fitoterápicos e de plantas medicinais, além de momentos de confraternização. O evento, dirigido aos profissionais de saúde, é aberto ao público. As inscrições estão encerradas.

A 3a Semana Municipal de Fitoterapia é realizada pela Prefeitura de Campinas, sob coordenação da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Instituto Ideais, Associação Cornélia Vlieg, Associação Natural de Campinas (ANC), Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico, Associação Plantando Paz na Terra, Cati, Embrapa, Secretarias Municipais de Educação e de Obras e Serviços Públicos, Serviço de Saúde Cândido Ferreira e Centro de Pesquisas Químicas Biológicas e Agrícolas da Universidade Estadual de Campinas (CPQBA-Unicamp).

Maiores informações sobre a Semana de Fitoterapia podem ser obtidas no portal da Prefeitura www.campinas.sp.gov.br, no portal da Secretaria de Saúde ou ainda pelo endereço saude.fitoterapia@campinas.sp.gov.br

A Cati fica na avenida Brasil, 2.340.

Rede. Atualmente, a Secretaria Municipal de Saúde tem padronizados na rede 12 medicamentos extraídos de plantas, todos elaborados em uma farmácia própria chamada Botica da Família, que possibilita garantir melhor controle de qualidade e fornecimento contínuo dos itens.

"Na maior parte dos centros de saúde há profissionais habilitados para assistência aos usuários e em todos há retaguarda da Botica para fornecer as medicações", informa o médico acupunturista e ginecologista William Hyppólito Ferreira, coordenador municipal da área de saúde integrativa – que engloba homeopatia, fitoterapia, acupuntura, lian gong, tai chi chuan, ginástica postural, Botica da Família e outras.

Segundo dados da Secretaria de Saúde, cerca de 10 mil pessoas se utilizam da fitoterapia como opção terapêutica no Sistema Único de Saúde (SUS) da cidade. Além disso, os profissionais de saúde ainda prescrevem estes medicamentos para uso complementar da alopatia.

Hyppólito informa que a Organização Mundial da Saúde (OMS) tem incentivado e recomendado o uso de plantas medicinais para prevenção e tratamento de doenças. "Em Campinas, a Secretaria de Saúde mantém como meta ampliar o acesso a possibilidades como fitoterapia, homeopatia, acupuntura, ginástica chinesa e outras opções até pouco tempo restritas à rede de saúde privada. Nosso objetivo é que os cidadãos conheçam as alternativas e possam fazer sua escolha", afirma.

Segundo o coordenador da saúde integrativa, esta política fortalece os princípios do SUS, de humanização e integralidade. Hyppólito informa, ainda, que para ter acesso à fitoterapia é necessário apenas o interesse do cidadão. O médico também pode sugerir a opção. Quem tiver interesse precisa passar por uma consulta médica com o profissional da sua equipe de saúde da família e manifestar seu interesse. Se houver indicação, o médico prescreve o tratamento.

Medicamentos fitoterápicos padronizados pela Secretaria de Saúde de Campinas:

Arnica montana (Arnica) – creme, gel 5% e tintura (contusões e dores)

Aloe vera (Babosa) – creme e gel à 25% (queimaduras)

Calendula officinalis (Calêndula) – creme, gel à 5% e tintura (lesões de pele)

Camomila recutita (Camomila) – Chá/flores (anti-infalmatória, antiespasmódica)

Ginkgo biloba (Ginkgo biloba) – Cápsula 40mg (insuficiência vascular periférica e cerebral – memória, vertigem)

Hamamelis virginiana (Hamamélis) – Creme e gel 10% (varizes e escaras)

Hypericum perforatum (Hypericum) – Cápsula 300mg (depressão)

Maytenus ilicifolia (Espinheira santa) – chá/folhas (gastrites e úlceras gástricas)

Mikania laevigata (Guaco) – xarope e xarope diet à 10% (tosse, broncodilatador)

Malva sylvestris (Malva) – Chá/folhas (anti-séptica)

Passiflora alata (Maracujá) – chá/folhas (insônia e ansiedade leve)