Campinas vacina mais de 6 mil no primeiro dia da campanha

26/04/2005

Meta, este ano, é superar o recorde de 2004, 
quando foram imunizados mais de 72 mil idosos, 
74% dos campineiros acima de 60 anos

Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas vacinou 6,06 mil pessoas contra a gripe na última segunda-feira, 25 de abril, no primeiro dia da Campanha de Vacinação do Idoso. O resultado corresponde a 6% do total de moradores do município com mais de 60 anos. A meta era imunizar 4,9 mil ou pessoas, ou 5% do público alvo, formado por 99,8 mil habitantes. A expectativa durante toda campanha, que vai ser encerrada em 6 de maio, é vacinar 69,8 mil, ou 70% dos idosos da cidade.

“O resultado foi muito bom para um primeiro dia de campanha. Mostra que a população na faixa etária acima de 60 anos está em busca de uma vida com mais saúde e incorporou o hábito da vacina como mais um cuidado neste sentido”, diz a enfermeira sanitarista Salma Balista, coordenadora da Saúde Coletiva de Campinas.

Segundo Salma, a dose contra a influenza em idosos contribuiu para a diminuição considerável das internações hospitalares por problemas respiratórios. De acordo com o Ministério da Saúde, o País registrou uma redução média de 10% nas internações por complicações da gripe desde 1999, quando foram instituídas as campanhas em todo território nacional. Em Campinas, a vacinação de idosos acontece desde 1998.

A campanha, considerada um dos maiores trunfos do Sistema Único de Saúde (SUS), é promovida pelo Ministério da Saúde em parceria com secretarias estaduais e municipais de saúde. Em Campinas, as doses estão disponíveis nos centros de saúde e módulos de saúde da família espalhados por toda cidade. Também estão sendo disponibilizadas vacinas contra difteria e tétano (dupla adulto), para pessoas não vacinadas, e contra a pneumonia (anti-pneumocócica), para grupos especiais.

As equipes também estão indo às instituições que abrigam idosos. Pessoas com dificuldades para andar receberão as doses em casa. Para isto, a visita deve ser agendada na unidade de saúde que é referência para o bairro. “A vacina é segura, funciona de verdade e não faz mal nenhum. Ela deve ser tomada todos os anos, pois sua composição muda de acordo com as cepas dos vírus que estão circulando. Se houver dúvida. A pessoa deve procurar as equipes de vacinação”, diz Salma.

Volta ao índice de notícias