Campinas relata experiência com atendimento domiciliar a acamados em Hortolândia

27/04/2005

Denize Assis

A experiência do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) da Secretaria de Saúde de Campinas, que atende em casa as pessoas com doenças mais graves, está sendo relatada nesta quarta-feira, dia 27 de abril, no Encontro de SADs do Estado de São Paulo promovido pela Secretaria de Saúde de Hortolândia.

O evento, que conta também com o relato dos trabalhos desenvolvidos pelas cidades de Sumaré e Limeira, visa a troca de informações e a aproximação dos serviços. "Além disso, as discussões e apresentações geradas no encontro vão servir de referência na construção das diretrizes para a reorganização do modelo de SAD de Hortolândia", diz o terapêuta ocupacional sanitarista Edson Malvezzi, que atua na Secretaria de Saúde de Hortolândia.

Segundo Malvezzi, poder compartilhar a experiência de Campinas é fundamental. "O SAD/Campinas é referência por ser pioneiro no País, atender 100% do seu território e também porque é monitorado pelo Ministério da Saúde como modelo para o Projeto de Implantação de Atenção Domiciliar em todo País", afirma.

Modelo. O SAD teve início em Campinas há 11 anos na Região Sul da cidade e, atualmente, atende pacientes em todas as regiões da cidade, incluindo casos de maior complexidade. A equipe do serviço é multidisciplinar, composta por médico, fisioterapeuta, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, nutricionista, assistente social e terapeuta ocupacional.

"A necessidade do atendimento em casa é avaliada pelo hospital, no momento da alta, pelo Centro de Saúde e, em alguns casos, é realizada triagem", informa a terapeuta ocupacional e sanitarista Mônica Macedo Nunes, coordenadora dos SADs em Campinas.

Volta ao índice de notícias