Abertura da 3ª Semana de Fitoterapia reúne mais de 200 pessoas em Campinas

27/04/2005

Denize Assis

A cerimônia de abertura da 3a Semana de Fitoterapia de Campinas mobilizou mais de 200 pessoas nesta terça-feira, 26 de abril, no auditório da Coordenadoria de Assistência Integral (Cati). O encontro, que este ano tem como tema Saberes à luz do sol, espalhando sementes de tradição e saúde, foi aberto pelo secretário municipal de saúde, Gilberto Selber, e reuniu profissionais e estudantes da área da saúde, gestores, representantes de Organizações Não Governamentais (ONGs), de instituições diversas e da sociedade civil, além da população em geral. A Semana de Fitoterapia foi instituída por lei 11.385/02, de autoria da vereadora Delegada Terezinha.

Durante a abertura, os participantes puderam conhecer o Programa de Fitoterapia da Secretaria de Saúde de Campinas e, após, ouvir palestra do botânico Walter Radamés Accorsi, da Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiroz (Esalq/USP), sobre plantas medicinais e saúde.  

Na fala de abertura, Gilberto Selber, destacou que Campinas é uma cidade pioneira no Brasil na adoção da fitoterapia como opção no Sistema Único de Saúde (SUS). “Esta possibilidade, atualmente, beneficia pelo menos 10 mil usuários e ainda é utilizada como complemento do tratamento de outras centenas de cidadãos que fazem uso da alopatia na rede”, afirmou Selber.  

O secretário destacou ainda que o conhecimento de plantas medicinais para prevenção e tratamento da saúde faz parte do conhecimento tradicional, citando como exemplo a sua própria experiência familiar. “Minha avó sempre utilizou as plantas medicinais para a cura de diversos males. Portanto, tenho um elo cultural com a fitoterapia”, afirmou.  

Selber informou, ainda, que o resgate cultural do uso de plantas medicinais, aliado aos conhecimentos científicos, é recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e que a Secretaria de Saúde tem como meta fortalecer a cultura da fitoterapia na rede. A 3a Semana de Fitoterapia termina sexta-feira, dia 29.

Volta ao índice de notícias