Campinas coordena curso sobre Qualidade do ar em centros urbanos

28/04/2005

Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas, por meio de técnicos da Vigilância em Saúde (Visa), vai coordenar, na região, mais uma edição do curso à distância sobre Gestão da qualidade do ar em centros urbanos que começa em 3 de maio e prossegue durante sete semanas, sempre às terças-feiras, das 14h às 17h, no Centro Profissional de Educação Prefeito Antônio da Costa Santos (Ceprocamp).

O curso é parte do programa Iniciativa do ar limpo nas cidades da América Latina, ocorre simultaneamente em todo País, e tem como objetivo contribuir para a redução dos efeitos locais e globais da contaminação do ar. A poluição do ar é, atualmente, um dos problemas que mais preocupa as autoridades ambientais da Prefeitura de Campinas. A questão afeta toda Região Metropolitana.

As aulas serão apresentadas por tele-conferências e estão divididas em nove módulos: Introdução; Inventário de emissões; Monitoramento da qualidade do ar; Modelagem de cenários; Impactos da poluição do ar; Controle das emissões veiculares; Estratégias para redução da poluição do ar no transporte urbano.

O curso é direcionado a funcionários governamentais, profissionais do setor privado e pessoal técnico do setor público e consultorias ou organizações locais. Especialistas em gestão da qualidade do ar e interessados na prevenção e controle da contaminação do ar urbano também podem se inscrever.

Servidores públicos estão isentos da taxa de inscrição. Trabalhadores de outros setores pagam R$ 100. As inscrições devem ser feitas pelo endereço www.gdln.org.br ou pelo link www.lepa.ufrj.br/arlimpo2005.htm Após efetuar a inscrição, o candidato deve informar a Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Campinas por meio do endereço covisa.va@campinas.sp.gov.br ou pelos telefones 3735-0233 ou 3735-0187.

O arquiteto Flávio Gordon, da Visa, informa que Campinas é referência regional para o curso em função do tamanho da cidade e dos problemas ambientais gerados no município. “Por isso, assumimos o papel de liderança neste trabalho”, diz.

Segundo Gordon, ao completar o curso, os participantes serão capazes de compreender melhor a complexidade das questões relacionadas à poluição do ar e avaliar as origens das substâncias que contaminam o ar e seus impactos. Além disso, terão subsídios para analisar instrumentos técnicos e econômicos capazes de contribuir para a melhoria da qualidade do ar urbano.

Gordon, que é coordenador do projeto na região de Campinas, informa que está à disposição para esclarecer eventuais dúvidas e para informações também por meio do endereço covisa.va@campinas.sp.gov.br ou pelos telefones 3735-0233 ou 3735-0187.

O curso Gestão da qualidade do ar em centros urbanos é patrocinado pelo Banco Mundial, com apoio da Rede Global de Aprendizagem para o Desenvolvimento (GDLN), tem coordenação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e colaboração da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).

Volta ao índice de notícias