Campinas vacinou 20,8 mil contra gripe nos três primeiros dias de campanha

28/04/2005

Denize Assis

Campinas vacinou 20,8 mil pessoas contra o vírus influenza, que causa a gripe, nos três primeiros dias da Campanha do Idoso, segundo dados divulgados nesta quinta-feira, 28 de abril, pela Vigilância em Saúde (Visa) da Secretaria Municipal de Saúde. O número representa 20,89% da população acima de 60 no município que é de 99,8 mil segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A meta, até 6 de maio, último dia de vacinação, é imunizar 70% ou 69,8 mil.

Além da vacina contra a gripe, também foram aplicadas 450 doses contra a pneumonia (anti-pneumocócica), disponibilizadas para grupos específicos, e 2,4 mil contra difteria e tétano (dupla adulto), indicada para pessoas ainda não vacinadas. "O resultado preliminar é muito bom e mostra que as pessoas com mais de 60 estão em busca de uma vida com mais saúde", diz a enfermeira sanitarista Brigina Kemp, da Visa.

Brigina informa que a estratégia do Brasil de oferecer gratuitamente a vacina contra o vírus influenza para os maiores de 60 anos é reconhecida como importante ação de saúde pública e tem sido adotada por outros países. "Este sistema é um dos maiores trunfos do Sistema Único de Saúde (SUS)", diz. Além do Brasil, Argentina, Canadá, Chile, Cuba, Estados Unidos, México e Uruguai são os países americanos que promovem a vacinação anual de idoso contra o vírus influenza.

Estimativas do Ministério da Saúde demonstram que desde o início das campanhas, instituídas há seis anos em todo País e há sete em Campinas, houve uma redução de 51 mil internações decorrentes das complicações da gripe em todo território nacional, o que corresponde 11,7% do total. Na região Sudeste, a redução foi de 17%.

A sanitarista diz que vacina contra a gripe é produzida com base nas três cepas (subtipo de vírus) de maior circulação no Hemisfério Sul. Essa combinação torna a dose mais potente. "A vacina diminui o risco de contrair a gripe e, conseqüentemente, de outras doenças pulmonares, doenças do coração e dos vasos sangüíneos, reduzindo também os riscos de internação e até de morte", diz. Segundo Brigina, a vacina não provoca gripe ou qualquer outra doença. "E deve ser tomada todos os anos. Se houver dúvida, a pessoa deve procurar a sua equipe de saúde".

As doses vão estar disponíveis nos 47 centros de saúde e 14 módulos de saúde da família espalhados em todas as regiões da cidade até dia 6 de maio. No sábado, 30 de abril, dia da mobilização nacional, incluindo estas unidades, a Secretaria de Saúde vai disponibilizar 302 postos de vacinação, entre fixos e volantes, no horário das 8h às 17h. No total, 627 pessoas vão trabalhar no dia 30.

A Prefeitura colocou o telefone 156 à disposição para informações sobre os locais de vacinação. Os idosos devem levar a carteira de vacinas. Aqueles que ainda não possuem o documento receberão uma caderneta na campanha.

Profissionais de saúde também visitarão, até o final da campanha, casas de repouso para vacinar pessoas com dificuldades de andar. No caso dos acamados, os familiares devem solicitar às respectivas equipes de Saúde da Família que a vacina seja feita no próprio domicílio.