Campinas terá esquema especial neste sábado, na mobilização nacional da Campanha do Idoso

29/04/2005

Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas preparou um esquema especial para este sábado, 30 de abril, dia da mobilização nacional da Campanha de Vacinação do Idoso, que será aberto às 9h pelo secretário municipal de Saúde, Gilberto Selber, e pelo diretor municipal de Saúde, Pedro Humberto, às 9h, no Centro de Saúde Integração, na rua Zocca, 161, Vila Castelo Branco, Região Noroeste. A ação vai envolver 627 profissionais da rede pública municipal da saúde para garantir a vacinação em 302 postos, entre fixos e volantes, espalhados por todas as regiões da cidade entre 8h e 17h.

Os idosos receberão a vacina contra o vírus influenza, causador da gripe, e terão a oportunidade de atualizar o cartão de vacinação nas doses contra tétano e difteria. As pessoas com indicação também receberão a vacina contra infecções pneumocócicas (pneumonias). Este ano, a meta é imunizar, durante toda a campanha, pelo menos 69,8 mil habitantes com mais de 60 anos, ou 70% da população total de idosos em Campinas, que corresponde a cerca de 99,8 mil.
O objetivo da campanha, segundo a enfermeira sanitarista Maria do Carmo Ferreira, é proteger essa população das complicações da gripe e de outras doenças preveníveis por vacinas, uma vez que esta faixa etária é mais vulnerável às enfermidades. "Todas as pessoas com mais de 60 anos que ainda não tomaram a dose este ano devem comparecer aos postos neste sábado quando haverá uma grande mobilização de campanha, com postos espalhados por toda cidade, facilitando o acesso à vacina", diz Carmo Ferreira.

Segundo a sanitarista, graças a essa vacinação, a cada ano, o Brasil tem 20 mil menos internações na rede pública de saúde. "Portanto, ninguém deve deixar de se vacinar. Os profissionais de saúde também devem se envolver, promovendo a indicação da vacina para seus pacientes, e as famílias devem contribuir para que o seu idoso vá até o posto. Esse pequeno gesto garante uma vida com mais saúde", diz.

Informações sobre os postos de vacinação podem ser obtidas pelo telefone 156 ou pelo endereço www.campinas.sp.gov.br/saude. Para solicitar vacina domiciliar, no caso de pacientes acamados, a pessoa deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa.

A Campanha de Vacinação do Idoso, que começou em 25 de abril e ocorrerá até o dia 6 de maio, continua a partir de segunda-feira em todos os centros de saúde e módulos de saúde da família no horário de funcionamento de cada unidade.

Câncer de boca. Durante a campanha, a Secretaria de Saúde também realiza exames de prevenção do câncer de boca. As equipes orientam as pessoas para a prevenção deste tipo de câncer, com informações sobre o auto-exame de boca e sobre os cuidados que devem ser tomados com a higiene bucal.

Esmeraldina. Para atrair o maior número possível de idosos, a equipe do Centro de Esmeraldina, na Região Sul da cidade, vai promover neste sábado, dia 30, a Vacinação animada para a melhor idade. "Nosso centro de saúde tem a tradição de promover eventos durante as campanhas de vacinação das crianças e, seguindo esta tendência, este ano, pela primeira vez, vamos repetir a dose para a população com mais de 60", diz a enfermeira Márcia Regina Geniselli, coordenadora do CS Esmeraldina.

Segundo Márcia, os objetivos são atrair mais pessoas, aumentar a cobertura vacinal, divulgar os trabalhos desenvolvidos pelos grupos existentes no centro de saúde e reforçar o vínculo com a comunidade. A programação inclui apresentações musicais de violão, sanfona e coral de grupos da região; ginástica chinesa lian gong; exposição de trabalhos do grupo de artesanato da unidade; bazar (brechó) com roupas, calçados e acessórios seminovos; manicure e agendamento de corte de cabelo grátis para a 3ª idade carente; atividades de orientação e prevenção de câncer bucal.