Campinas vacinou 1,6 mil das 8 às 10 horas deste sábado

Desde o início da campanha em 25 de abril,
quase 22,5 mil receberam a dose contra o influenza

Denize Assis

Mais de 1,6 mil pessoas com mais de 60 anos foram vacinadas contra o vírus influenza, que causa a gripe, nas duas primeiras horas deste sábado, 30, dia da mobilização nacional da Campanha de Vacinação do Idoso, que começou na última segunda-feira, 25 de abril, e se encerra em 6 de maio.

O dia da mobilização foi aberto em Campinas pelo prefeito dr. Hélio de Oliveira Santos, no Centro de Saúde (CS) Integração, Vila Castelo Branco, na Região Noroeste da cidade. O prefeito, que estava acompanhado do secretário de Saúde, Gilberto Selber, e do diretor municipal de Saúde, Pedro Humberto, aplicou a dose contra o influenza em dois usuários do CS.

"A resposta histórica mostra que o resultado das campanhas contra o vírus influenza é muito positivo com redução significativa das internações pelas complicações da gripe. A vacina é muito boa e funciona de verdade. Eu, como médico, recomendo que todos venham se vacinar", disse Hélio.

Conforme informações da Secretaria Municipal de Saúde, somando o resultado das duas primeiras horas de hoje com o número de pessoas que tomaram as doses entre segunda e quarta-feira, foram imunizados 22,4 mil idosos em Campinas. A meta é atingir pelo menos 68,9 mil, ou 70% do total de campineiros nesta faixa etária que é de 99,8 mil.

Os números reais devem ser ainda maiores, já que não estão computados neste total as doses aplicadas na quinta-feira e sexta-feira. Neste sábado, os postos estão abertos em todas as regiões de Campinas para que as pessoas não deixem para a última hora e sejam evitadas filas nos últimos dias.

Segundo o secretário de Saúde de Campinas, Gilberto Selber, o objetivo da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso é proteger a população maior de 60 anos das complicações da gripe e de outras doenças preveníveis por vacinas, uma vez que esta faixa etária é mais vulnerável às enfermidades.

Neste sábado, a campanha conta com 627 pessoas envolvidas, todos profissionais da rede pública municipal de saúde, 302 postos de vacinação, cinco carros de som que percorrem as ruas convocando a população a ir até os locais onde estão sendo aplicadas as doses, além de outros 71 veículos que estão transportando as equipes dos postos volantes e no abastecimento dos postos como um todo.

Segundo o Ministério da Saúde, a data da campanha foi escolhida tendo como base a circulação mais intensa do vírus da gripe no País. A vacina não vai estar disponível nos postos de Saúde depois da campanha. "A dose é aplicada nesta época estrategicamente porque assim a pessoa vai atravessar o período de maior circulação do vírus da gripe com o máximo de proteção", informa a enfermeira sanitarista Brigina Kemp, da Vigilância em Saúde (Visa) de Campinas.

As pessoas com mais de 60 anos precisam tomar a vacina todos os anos, pois os vírus são diferentes de um ano para o outro. "Esta vacina indiscutivelmente ajuda a reduzir as internações e mortes decorrentes das complicações da gripe entre os idosos", reforça a sanitarista.

Êxito. As campanhas de vacinação de idosos começaram em 1998 em Campinas e, em 1999, em todo País. No ano passado, Campinas superou a meta, vacinando 74,2% da população com mais de 60 anos, conquistando a das melhor cobertura vacinal de todas as campanhas.

Estimativas de estudos internacionais indicam que a vacina contra a gripe provoca redução da mortalidade em até 50% entre a população idosa. Além disso, constam nos resultados destes estudos a redução de 19% do risco de hospitalização por doença cardíaca e em até 23% do risco de doenças cerebrovasculares.

A Campanha de Vacinação do Idoso continua a partir de segunda-feira em todos os centros de saúde e módulos de saúde da família no horário de funcionamento de cada unidade. Além da dose contra a gripe, também estão sendo aplicadas a dupla adulto – contra difteria e tétano – e a anti-pneumocócica. As vacinas são gratuitas.

Informações sobre os postos de vacinação podem ser obtidas pelo telefone 156 ou pelo endereço www.campinas.sp.gov.br/saude. Para solicitar vacina domiciliar, no caso de pacientes acamados, a pessoa deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa.

Câncer de boca. Durante a campanha, a Secretaria de Saúde também realiza exames de prevenção do câncer de boca. As equipes orientam as pessoas para a prevenção deste tipo de câncer, com informações sobre o auto-exame de boca e sobre os cuidados que devem ser tomados com a higiene bucal.