Programa DST/Aids e Cets organizam publicação de trabalhos de prevenção e assistência apresentados durante "1º Mostra"

04/04/2006

Textos serão publicados em caderno especial que será lançado em maio;
Objetivo é dar visibilidade às experiências de trabalhadores e parceiros na rede do Sistema Único de Saúde em Campinas.

O Programa Municipal (PM) de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Campinas, através de seu Núcleo de Educação e Comunicação Social (Necs), em parceria com o Centro de Educação dos Trabalhadores na Saúde (Cets), organizam a publicação dos trabalhos apresentados à "1ª Mostra de Trabalhos em DST/Aids no SUS Campinas – Serviços e Parceiros".

São cerca de 30 iniciativas inscritas para o evento que marcou, em Campinas, o encerramento da programação da semana do 1º de dezembro, data reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como Dia Mundial de Luta Contra a Aids. A mostra foi realiza no dia 2 de dezembro, no Salão Vermelho da Prefeitura.

A psicóloga Bete Zuza, coordenadora do Necs, explica que este momento é de organização dos trabalhos apresentados durante o evento. "O caderno especial, será distribuído entre trabalhadores e parceiros da rede SUS-Campinas. A realização da Mostra e elaboração do caderno estão previstas no Plano de Ações e Metas (PAM) do Programa DST/Aids em vigência", disse Bete.

Na "1ª Mostra", foram premiados os trabalhos considerados mais relevantes. Os participantes apresentaram seus trabalhos em resumos contendo título, nomes dos autores e instituições ou entidades a eles vinculadas. Foram realizadas apresentações orais, através de pôsteres, além de vídeo, teatro etc.

O caderno especial trará o resultado da mostra, que contou com um panorama sobre a atuação de profissionais da rede pública de saúde, sociedade civil organizada, universidades, entre outros, diante da pandemia que já teve pelo menos 4 mil casos registrados em Campinas. Também é uma forma de incentivar os trabalhadores e parceiros a produzirem novas respostas à aids. Em Campinas, a estimativa é que aproximadamente 2 mil pessoas têm o vírus HIV e não sabem.

O movimento "Fique Sabendo" incentiva o teste de HIV e sífilis. Em Campinas, o teste pode ser feito no Centro de Referência em DST/Aids de Campinas, à rua Regente Feijó, número 637, no Centro de Campinas e aberto das 7h às 20h, de segunda a sexta-feira, exceto aos feriados. Para realização do teste, a população pode informar-se pelo telefone do (19) 3236 – 3711. No caso de o resultado ser positivo para HIV ou sífilis, o tratamento poderá ser iniciado imediatamente.

Mais informações à Imprensa: Eli Fernandes (19) 3234 – 5000 ramal 220