HMMG é credenciado como unidade de assistência de alta complexidade em terapia nutricional

05/04/2006

O Hospital Municipal Dr. Mário Gatti (HMMG) acaba de ser credenciado pelo Ministério da Saúde como uma Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Terapia Nutricional. A decisão da Comissão Intergestores Bipartite foi publicada no Diário Oficial do Estado no dia 18 de março. Hoje, o hospital atende 30 pacientes por mês com suporte nutricional enteral (alimentação por sonda) ou parenteral (alimentação intravenosa).

"A conquista deste credenciamento é o resultado de um trabalho que já vínhamos fazendo, mas que agora tem o aval do Ministério da Saúde", diz a nutricionista Maria Camila Abramides Prada, coordenadora de nutrição e dietética do hospital. O HMMG receberá uma verba anual de R$ 113 mil para a execução dos serviços. "O mais importante é o reconhecimento do Ministério da Saúde pela qualidade da assistência nutricional que prestamos à população", diz Maria Camila.

De acordo com a portaria Nº 131, de 8 de março de 2005, entende-se por Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Terapia Nutricional a unidade hospitalar que possua condições técnicas e instalações físicas, equipamentos e recursos humanos adequados à prestação de assistência integral e especializada em nutrição enteral e parenteral, a pacientes em risco nutricional ou desnutridos.

Uma das exigências do MS foi a criação da equipe multiprofissional em terapia nutricional coordenada pelo médico especialista em Terapia Nutricional Almir Valverde e que tem a nutricionista Maria Camila como coordenadora técnica administrativa, além de nutricionistas, farmacêuticos, médicos e enfermeiras.

O hospital também teve que se adaptar fisicamente para receber o credenciamento. Uma das exigências foi a reforma do lactário no quarto andar do prédio de internação. Ali foram investidos R$ 120 mil na criação de sala específica para a manipulação de dieta enteral e sala de prescrição, além da compra de nova autoclave para garantir a qualidade microbiológica das fórmulas enterais produzidas pela Coordenadoria de Nutrição e Dietética. A climatização das salas também trouxe melhoria nas condições de trabalho.

Jorge Massarolo
Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Saúde
(19) 2116-0176 / 8137-8565

Volta ao índice de notícias