Construção democrática do SUS é tema da 7ª Conferência Municipal de Saúde

05/04/2006

O SUS em Campinas e o Desafio da Construção Democrática é o tema principal da 7ª Conferência Municipal de Saúde que começa nesta sexta-feira, dia 7, Dia Mundial da Saúde. O evento é organizado pela Secretaria Municipal de Saúde, em conjunto com o Conselho Municipal de Saúde, e vai até domingo, dia 9, no Colégio Dom Barreto, em Campinas. Está prevista a participação de cerca 600 pessoas, entre usuários, trabalhadores de saúde, gestores, universidades e prestadores de serviços.

A preparação para a 7ª conferência começou no final de 2005, com a organização de quatro debates, que levaram às cinco prés-conferências realizadas em março nos Distritos de Saúde de Campinas. Nestes encontros foram discutidos os oito sub-temas propostos para a Conferência Municipal. São eles: rede básica; serviços de retaguarda e centros de referência; urgência/emergência e assistência hospitalar, saúde coletiva e do meio ambiente; gestão do SUS e controle social; financiamento nas três esferas do governo, assistência farmacêutica; e inclusão social e cidadania.

As prés-conferências contaram com a ampla participação de usuários, gestores e profissionais de saúde, que definiram e aprovaram novas propostas, além das já estabelecidas, e que serão apresentadas na conferência. Também foram eleitos os 114 delegados representantes dos distritos. Ao todo, participarão da conferência , mantendo a paridade de representação, 472 delegados com direito a voz e voto.

Na abertura do evento será feita a leitura e aprovação do regimento interno e em seguida uma mesa redonda onde será discutido o tema central. Participam do debate os ex-secretários municipais de saúde, Dra. Carmem Lavras, Dr. Gastão Wagner de Sousa Campos e o Dr. Nelson Rodrigues dos Santos, o atual secretário, José Francisco Kerr Saraiva e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Ercindo Mariano Júnior.

Para o secretário municipal de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva, o tema da conferência é oportuno para o momento pelo qual passa o sistema de saúde em Campinas e no Brasil. "Só será possível avançar se gestores, universidades, colaboradores, usuários, parceiros e demais segmentos da sociedade se aliarem de forma desprendida para enfrentar esta nova realidade, buscando, através da construção democrática minimizar a desigualdade social na área da saúde".

No sábado pela manhã serão montados os grupos de trabalho que discutirão os sub-temas da conferência e as propostas tiradas nas prés-conferências. Os grupos deverão produzir propostas que serão apresentadas na plenária final, no domingo. Aprovadas, elas farão parte do relatório final da 7ª Conferência Municipal de Saúde.

De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Ercindo Mariano Júnior, o evento é um oportunidade para toda a sociedade discutir democraticamente a saúde em Campinas para os próximos anos. "É um momento de parada, de reflexão sobre o que conseguimos até agora e ao mesmo tempo tirar propostas concretas, possíveis de serem realizadas para o futuro, e que não fiquem apenas no papel", diz.

7ª Conferência Municipal de Saúde

Jorge Massarolo