Usuários do Centro de Referência DST/Aids de Campinas são delegados da 7ª Conferência Municipal de Saúde

05/04/2006

Pela primeira vez, usuários do serviço participam de evento
que baliza diretrizes para política pública em saúde no município

Pela primeira vez em sua história um grupo de usuários do Centro de Referência (CR) do Programa Municipal (PM) de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids de Campinas participam, como delegados, de uma Conferência Municipal de Saúde. O evento é realizado de sexta a sábado (dias 7, 8 e 9 de abril de 2006), no Colégio Dom Barreto, bairro Ponte Preta.

Os delegados do Centro de Referência foram escolhidos nas Pré-Conferências, que foram realizadas nas últimas semanas, principalmente no mês de março. A organização dos usuários para a participação, no entanto, foi marcada por uma reunião no Centro de Convivência (Cecon) da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids (RNP+), no dia 8 de março.

A organização dos usuários foi feita com a colaboração de representantes de outras organizações não-governamentais que compõem o Fórum de ONGs-Aids da Cidade de Campinas, entidades parceiras do Programa Municipal de DST/Aids e pela apoiadora do Conselho Municipal de Saúde de Campinas, Yara de Oliveira Correia, membro do Movimento Popular de Saúde.

Os usuários do Centro de Referência realizaram uma reunião temática sobre controle social no Sistema Único de Saúde (SUS). A reunião também contou com a presença de integrantes do Movimento Negro Unificado (MNU) e Movimento Hip Hop de Campinas. Usuários do CR que participaram da reunião estiveram nas pré-conferências que ocorreram de 14 de março até o dia sete de abril

A participação dos delegados usuários do Centro de Referência é considera pelos envolvidos –ONGs, gestores da rede pública, trabalhadores e usuários– como uma grande vitória para o fortalecimento das políticas públicas, fortalecendo e legitimando o Sistema Único de Saúde (SUS) através de seu instrumento mais legítimo, que é o controle social.

Finalizando esta etapa do processo, está prevista para esta quinta-feira (dia 6 de abril) uma nova reunião temática, no Cecon, para avaliar o cumprimento das metas e diretrizes deliberadas na última conferência e construir as propostas a serem defendidas por área programática.

Mais informações à Imprensa: (19) 3234 – 5000 ramal 220