Conselho Local de Saúde do HMMG toma posse

07/04/2006

O usuário Lúcio Rodrigues, coordenador do Conselho Local de Saúde do São José, é o novo coordenador do Conselho Local de Saúde do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti (HMMG). Rodrigues foi eleito junto com os demais conselheiros na ultima quarta-feira, dia 05, em cerimônia realizada no anfiteatro do Ambulatório de Especialidades do hospital. O mandato dos novos conselheiros vai até abril de 2008.

No movimento pela saúde desde 1986, Lúcio foi conselheiro do HMMG em 1998 e eleito por três vezes coordenador do Conselho Local de Saúde do São José. A última eleição foi em agosto do ano passado. É esta experiência que Lúcio pretende colocar à disposição dos usuários do complexo hospitalar. "Reconheço as dificuldades pelo qual o hospital vem passando, mas minha disposição é de lutar pelos direitos dos usuários, sempre com um diálogo aberto e franco", diz.

O Conselho Local de Saúde é o órgão máximo do hospital, com função deliberativa, fiscalizadora e consultiva. Sua composição é tripartite, formada por representantes da comunidade, funcionários do hospital e da administração (gestores da Secretaria Municipal de Saúde).

Entre as competências do Conselho Local está desenvolver propostas e ações dentro das diretrizes básicas e prioritárias do SUS, além de analisar, fiscalizar e apreciar a qualidade dos serviços do hospital. O Conselho acompanha desde a elaboração do plano de trabalho anual, até o balanço final, quando é avaliado o que foi implantado ou não.

A cerimônia de eleição e posse do novo conselho contou com a presença do Secretário Municipal de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva, do diretor do HMMG, Rober Hetem, e de coordenadores dos Distritos de Saúde Sul e Sudoeste, alem da representante do sindicato dos trabalhadores no serviço público municipal.

Os novos conselheiros

Usuários Titulares

1. José Mendes Juvenal (Distrito Norte)
2. Lúcio Rodrigues (Distrito Sul)