Mutirão de cardiologia reduz tempo de espera para consultas

11/04/2006

A série de mutirões na área de cardiologia realizada pelo Departamento de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), nos meses de março e abril, obteve os resultados esperados e foi considerada um sucesso. "Em alguns centros de saúde, a fila de espera para consultas com cardiologistas foi zerada", diz a coordenadora da Área Técnica de Especialidades da SMS e responsável pelo mutirão, Valéria Vendramini.

Das 1500 consultas agendadas com pacientes da rede básica de saúde, apenas 300 (20%) não foram realizadas devido ao não comparecimento dos pacientes.

O "Mutirão para agilizar e qualificar a assistência em cardiologia" foi realizado durante cinco sábados na Policlínica III, e tinha o objetivo de reduzir o tempo de espera de pacientes que aguardavam por atendimento cardiológico. A prefeitura Municipal de Campinas, por intermédio da SMS, contratou dez cardiologistas para o mutirão.

Dos 1.200 pacientes que compareceram às consultas, 66% apresentaram necessidade de acompanhamento com cardiologistas. Outros 34%, que não necessitaram de acompanhamento específico, foram encaminhados ao Centros de Saúde para seguimento do caso pela equipe de referência.

Aqueles que necessitaram de exames complementares terão o agendamento feito pelos ambulatórios de especialidades em um dos serviços conveniados ao SUS Campinas.

Durante o mutirão, em casos graves, exames de ecocardiograma foram realizados na mesma hora no Hospital Municipal Dr. Mário Gatti. "Essa integração permitiu ao médico diagnosticar rapidamente o problema e dar o devido tratamento", explica Valéria Vendramini.

Os pacientes do mutirão foram encaminhados pelos Centros de Saúde de todo o município e atendidos com hora marcada na Policlínica III.

Demanda

Por conta do projeto, a Secretaria de Saúde contratou cardiologistas com a intenção de disponibilizar pelo menos 10 desses profissionais para cada sábado do plantão. Segundo Valéria, a Secretaria também está contratando, em caráter de urgência, três cardiologistas para atender nos ambulatórios do Ouro Verde e Policlínica III.

Com as 1,5 mil consultas realizadas nos dias de mutirão, a fila de espera por atendimento na área cardiológica caiu de 2,8 mil para 1,3 mil. Com a contratação dos cardiologistas, a meta é reduzir o tempo de espera para agendamento de consulta em até 30 dias.