Saúde prepara profissionais para a campanha de prevenção ao câncer bucal em idosos

17/04/2006

A coordenadoria de saúde bucal da Secretaria Municipal de Saúde realiza nesta terça-feira (18), um curso de reciclagem na área de prevenção e diagnóstico precoce de câncer bucal para os 220 dentistas da rede. O evento "Semiologia e diagnóstico bucal" será ministrado pelo doutor em patologia, Rogério da Silva Jorge, no Salão Nobre da Associação dos Cirurgiões Dentistas de Campinas (ACDC), das 8h às 12hs.

"O curso visa orientar os profissionais a identificar os sintomas de patologias mais graves que podem causar o câncer bucal", diz o dentista Isamu Murakami, coordenador da área de saúde bucal do Departamento de Saúde. Segundo ele, também foram convidados a participar do curso os profissionais das prefeituras pertencentes a DIR XII.

O objetivo é preparar os profissionais da rede pública de saúde para a Campanha de Prevenção do Câncer Bucal, que será realizada durante a campanha de vacinação do idoso contra a gripe, de 24 de abril a 5 de maio. Este é o sexto ano consecutivo em que as duas campanhas são realizadas simultaneamente.

As equipes vão realizar exames gratuitos para detecção e prevenção da doença nas pessoas que comparecerem aos Centros de Saúde e Módulos de Saúde da Família para tomar a vacina.

Os profissionais de saúde também vão desenvolver atividades de educação e prevenção das lesões bucais. "O objetivo é conscientizar os cidadãos e incentivá-los a criar o hábito de fazer regularmente o auto-exame de boca, além de orientá-los sobre cuidados que devem ser tomados para manter a saúde bucal", diz Murakami.

Segundo o dentista, pacientes com alterações na mucosa – língua, lábio e bochecha – serão triados para voltar ao Centro de Saúde para um exame mais detalhado e realizar o tratamento específico. "Aqueles que tiverem lesões mais complexas vão ser encaminhados para a clínica de referência em diagnóstico bucal da Associação dos Cirurgiões Dentistas de Campinas", diz.

O câncer de boca atinge em maior incidência pessoas que fazem uso contínuo de tabaco e álcool, portadores de próteses totais e removíveis e que apresentem algum fator traumático nos dentes como por exemplo dentes cariados e pontiagudos e restaurações fraturadas. A má higiene bucal também é um fator de risco. De acordo com Murakami, 85% dos casos de câncer de boca são curáveis se diagnosticados na fase inicial.

O exame clínico deve ser realizado uma vez por ano. Entre as pessoas com mais de 60 anos, o teste é indispensável para o diagnóstico precoce. Em 2005, durante a campanha, foram examinados 8,4 mil idosos em toda cidade. Deste total, 7,2 mil ou 86% não apresentavam alterações e 1,06 mil ou 12,6% tinham problemas reversíveis como aquele em que um ajuste na prótese pode solucionar. Foram registrados apenas sete casos de câncer.

Prevenção.

As recomendações para a prevenção do câncer de boca são evitar o cigarro, bebidas alcoólicas em excesso, promover a higiene bucal, manter os dentes bem tratados e fazer uma consulta odontológica a cada seis meses. Segundo Isamu, uma dieta saudável, rica em verduras e frutas, é outra forma de prevenção contra o problema. No caso do câncer de lábio é necessário evitar exposição ao sol.