Idosos farão exame preventivo de câncer bucal

20/04/2006

A coordenadoria de saúde bucal da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza a partir desta segunda-feira (24), a Campanha de Prevenção e Diagnóstico Precoce de Câncer Bucal. A campanha transcorre junto com a Campanha Nacional de Vacinação dos Idosos, que será realizada de 24 a 5 de maio. Este é o sexto ano consecutivo em que as duas campanhas são realizadas simultaneamente. Em 2005, foram examinados 8,4 mil idosos. Deste total, 7,2 mil ou 86% não apresentavam alterações e 1,06 mil ou 12,6% tinham problemas reversíveis, como um ajuste na prótese. Foram registrados apenas sete casos de câncer.

Esta semana, os 220 dentistas da rede participaram de uma capacitação com o doutor em patologia, Rogério da Silva Jorge, onde receberam orientações para identificar os sintomas de patologias mais graves que podem causar o câncer bucal.

De acordo com o dentista Isamu Murakami, coordenador da área de saúde bucal do Departamento de Saúde, as equipes realizarão exames gratuitos para detecção e prevenção da doença nas pessoas que comparecerem aos Centros de Saúde e Módulos de Saúde da Família.

Os profissionais de saúde também desenvolverão atividades de educação e prevenção das lesões bucais. "O objetivo é conscientizar os cidadãos e incentivá-los a criar o hábito de fazer regularmente o auto-exame de boca, além de orientá-los sobre cuidados que devem ser tomados para manter a saúde bucal", diz Murakami.

Segundo o dentista, pacientes com alterações na mucosa – língua, lábio e bochecha – serão triados para voltar ao Centro de Saúde para um exame mais detalhado e realizar o tratamento específico. Aqueles que tiverem lesões mais complexas serão encaminhados para a clínica de referência em diagnóstico bucal da Associação dos Cirurgiões Dentistas de Campinas.

O câncer de boca atinge em maior incidência pessoas que fazem uso contínuo de tabaco e álcool, portadores de próteses totais e removíveis e que apresentem algum fator traumático nos dentes como por exemplo dentes cariados e pontiagudos e restaurações fraturadas. A má higiene bucal também é um fator de risco. De acordo com Murakami, 85% dos casos de câncer de boca são curáveis se diagnosticados na fase inicial. O exame clínico deve ser realizado uma vez por ano.

Prevenção.

As recomendações para a prevenção do câncer de boca são evitar o cigarro, bebidas alcoólicas em excesso, promover a higiene bucal, manter os dentes bem tratados e fazer uma consulta odontológica a cada seis meses. Segundo Isamu, uma dieta saudável, rica em verduras e frutas, é outra forma de prevenção contra o problema. No caso do câncer de lábio é necessário evitar exposição ao sol.

Volta ao índice de notícias