Vacinação contra a gripe para maiores de 60 anos começou nesta segunda-feira, 24

24/04/2006

Quatro horas depois de iniciada a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso Contra a Gripe, nesta segunda-feira, 24, a Secretaria de Saúde de Campinas já computava 1,2 mil idosos imunizados contra o vírus influenza, causador da gripe. O número é considerado bastante satisfatório pela organização da campanha. "Isso mostra que as pessoas estão dispostas a se imunizar contra a gripe", diz a enfermeira sanitarista Brigina Kemp, coordenadora da Vigilância Epidemiológica da secretaria.

A meta pactuada com a Secretaria de Estado da Saúde e Ministério da Saúde é vacinar cerca de 70,8 mil pessoas, número que representa 70% da população campineira na faixa etária acima de 60 anos, constituída por 101.151 mil habitantes. Também serão aplicadas doses contra difteria e tétano (dupla adulto) em adultos não vacinados. A vacina contra pneumonia (anti-pneumocócica) é oferecida em casos específicos. No ano passado foram vacinados 75% da meta estabelecida.

A próxima parcial da campanha será divulgada na quinta-feira, dia 27, e espera-se que até lá tenha sido alcançado 25% da meta proposta.

As doses, gratuitas, estão disponíveis nos 47 centros de saúde e 14 módulos de saúde da família espalhados em todas as regiões de Campinas até o final da campanha, no dia 5 de maio. No sábado, 29 de abril, dia da mobilização nacional, todas as unidades de saúde estarão abertas das 8h às 17h especialmente para a vacinação. É necessário levar a carteira de vacinas. Aqueles que ainda não possuem o documento receberão uma caderneta na campanha.

Até 5 de maio, profissionais de saúde também visitarão casas de repouso para vacinar pessoas com dificuldades de andar. No caso dos acamados, os familiares devem solicitar às respectivas equipes de Saúde da Família que a vacina seja feita no próprio domicílio.

A enfermeira sanitarista Brigina Kemp informa que a campanha segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) de priorizar os idosos na vacinação. "Leva-se em consideração que o organismo do idoso é mais vulnerável à gripe. Assim, eles podem sofrer complicações, como a pneumonia ou a desestabilização de um quadro de doença cardíaca ou renal", diz. Mesmo as pessoas que tomaram a vacina em anos anteriores devem repetir a dose, pois a cada temporada a vacina muda para proteger contra as novas cepas do vírus.

Estimativas de estudos internacionais indicam que a vacina contra a gripe provoca redução da mortalidade em até 50% entre a população idosa. Além disso, constam nos resultados destes estudos a redução de 19% do risco de hospitalização por doença cardíaca e em até 23% do risco de doenças cerebrovasculares.

Câncer de boca. Junto com a Vacinação do Idoso, a Secretaria de Saúde também realiza exames de prevenção do câncer bucal. As equipes orientam as pessoas para prevenir este tipo de câncer, com informações sobre o auto-exame e os cuidados que devem ser tomados com a higiene bucal.

Pacientes com alterações na mucosa – língua, lábio e bochecha – serão triados para voltar ao Centro de Saúde para um exame mais detalhado e realizar o tratamento específico. Aqueles que tiverem lesões mais complexas vão ser encaminhados para clínicas de referência em diagnóstico bucal. O exame e eventuais tratamentos são de graça.

Volta ao índice de notícias