Rede municipal de saúde oferece cirurgias cardíacas a partir de junho

26/04/2006

A Prefeitura Municipal de Campinas, por meio da Secretaria de Saúde, firmou convênio com o governo federal que viabiliza a realização de cirurgias cardiovasculares a partir do próximo mês de junho para os pacientes da rede municipal. Com isso, os procedimentos que até então eram oferecidos somente pelo Hospital de Clínicas (HC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), também estarão à disposição da comunidade no Hospital Municipal Dr. Mário Gatti (HMMG) e Hospital e Maternidade Celso Pierro da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). 

De acordo com o secretário de Saúde, Francisco Kerr Saraiva, os munícipes encontravam dificuldade para a realização de cirurgias cardíacas em Campinas porque o HC, até então o único credenciado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), devido ao seu caráter regional, atendia pacientes de diversas cidades do Estado de São Paulo. 

"Pela primeira vez o município passa a oferecer esses serviços prioritariamente para a comunidade local, que muitas vezes tinha que se deslocar para outros hospitais da região em busca de atendimento nesta especialidade", ressalta o secretário, que esteve em Brasília na última terça-feira, dia 25 de abril, para oficializar o convênio junto ao Ministério da Saúde. 

Juntas, as três instituições – HC, HMMG e Celso Pierro - deverão realizar cerca de 2.256 procedimentos por ano, entre cirurgias cardiovasculares adulto e pediátrica, cirurgias cardíacas intervencionistas e cirurgias vasculares e endovasculares. 

Segundo Saraiva, a conquista deste convênio é de extrema importância para Campinas, que a partir de junho terá condições de oferecer um melhor atendimento aos seus pacientes com problemas cardíacos, conforme o eixo de atuação definido pelo prefeito Hélio de Oliveira Santos de atender primeiro aqueles que mais precisam.

Volta ao índice de notícias