Equipes da Prefeitura visitaram mais de 2 mil residências em ações contra a dengue no sábado, dia 31 de março

02/04/2007

Uma equipe de 150 pessoas, entre profissionais das Secretarias Municipais de Saúde e de Infra-estrutura e reeducandos, visitou aproximadamente 1,6 mil residências, telou dezenas de recipientes de água e orientou cerca de 20 mil moradores dos bairros Parque Oziel, Gleba B e Jardim do Lago II durante uma megaoperação contra a dengue no sábado, 31 de março, Dia Estadual de Mobilização contra a doença.

Juntos, estes bairros constituem uma das principais áreas com transmissão de dengue neste momento em Campinas. Os trabalhos foram realizados com o apoio da Sanasa e da Rádio Educativa.

Além das ações de educação em saúde, comunicação e mobilização social, foram removidos 11 caminhões de resíduos que podem servir como criadouros da dengue. As equipes ainda realizaram atividades de busca ativa de pessoas com sintomas suspeitos da doença. Durante a megaoperação foram utilizados seis caminhões, quatro máquinas e dois carros de som.

Além das ações na região Sul da cidade, para marcar o Dia Estadual de Mobilização contra a Dengue, a Prefeitura promoveu um arrastão de criadouros com busca ativa de suspeitos na região Sudoeste, no Parque Vista Alegre e no Residencial Santos Dumond II. Mais de 30 profissionais foram mobilizados para a ação que atingiu 800 residências.

Segundo dados divulgados nesta segunda-feira, 2 de abril, pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), Campinas tem 1.298 casos de dengue confirmados – o número refere-se ao total de pacientes atendidos em Campinas. Destes, 685 são moradores do município e 613 estão em investigação com relação ao local de residência.

A região Norte registra o maior número de casos: 313. Em seguida consta a Sul, com 146; Sudoeste, com 108; Noroeste, com 83; e Leste, com 35. As principais áreas de transmissão estão na abrangência do CS Anchieta (norte), onde há 281 casos confirmados; Carvalho de Moura (sul), com 69; Perseu (noroeste), com 31 confirmados; e Santo Antônio (sudoeste), com 6.

Entre as notificações, foi confirmado 1 caso da forma hemorrágica da doença. Trata-se de um homem de 58 anos, morador da região noroeste, que já teve alta. Ainda há 4 casos suspeitos desta forma da doença, dois de pacientes que já foram curados e dois que ainda estão internados, mas passam bem. A Covisa ainda registrou dois casos suspeitos de dengue com complicação, que já tiveram alta hospitalar.

O Secretário Municipal de Saúde de Campinas, José Francisco Kerr Saraiva, afirma que a luta contra a dengue exige esforços tanto das autoridades de saúde quanto da população. “Além da Prefeitura, que promove a limpeza urbana, mobiliza equipes de saúde e realiza ações de educação em saúde, a população tem que ter consciência de que eliminar criadouros do mosquito precisa virar um hábito. O trabalho desenvolvido pela Prefeitura contribui sensivelmente para reduzir a incidência de casos de dengue. Mas esse trabalho – reitero - necessita do apoio da população no dia-a-dia. Os moradores precisam estar atentos para não deixar água parada em garrafas, latas, pneus e outros, porque o mosquito deposita seus ovos nesses locais”, diz Francisco Saraiva.

O secretário destaca que, no Estado de São Paulo, 600 municípios estão infestados pelo mosquito e 200 deles registram transmissão da doença. As cidades paulistas com maior incidência de dengue são Araçatuba e São José do Rio Preto.

Denize Assis