Prefeitura recolhe cerca de 4 toneladas de pneus em ação de combate à dengue

10/04/2007

A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Saúde, recolheu aproximadamente quatro toneladas de pneus inservíveis nesta terça-feira, 10 de abril, em 15 pontos dos bairros Jardim Santos Dumond, Jardim Santo Antônio, Jardim São João, Jardim São Cristóvão, Parque Dom Pedro II, Jardim Vista Alegre e Parque Universitário, na região sudoeste da cidade. A operação, coordenada pela Vigilância em Saúde (Visa) Sudoeste, integra os trabalhos de prevenção e controle da dengue no município.

Segundo o biólogo Edílson Geanfrancisco Soave, da Visa Sudoeste, foram mapeadas borracharias e outros locais que acumulam pneus inservíveis em grande quantidade e dois caminhões passaram nos endereços para recolher o material. Os pneus foram levados para o depósito do Departamento de Limpeza Urbana (DLU) – que é utilizado como transbordo - para que tenham destinação ambientalmente adequada e não gerem riscos à saúde pública.

Edílson afirma que a ação é pontual, com o objetivo principal de minimizar os riscos da dengue, e que os borracheiros e comerciantes são obrigados, por lei, a dar destinação correta aos pneus sem serventia.

“O pneu está entre os criadouros mais relevantes da dengue pois, quando exposto no meio ambiente, pode acumular água, o que facilita a proliferação do Aedes aegypti, vetor da doença. Além disso, se jogado nos córregos, é poluente e impede o fluxo da água o que gera enchentes. Quando queimado – prática comum entre a nossa população e que consiste em crime ambiental além de ser proibida por leis municipal e federal -, é extremamente poluidor porque gera fumaça tóxica em grande quantidade e causa doenças respiratórias”, diz.

A coordenadora da Visa Sudoeste, Ivanilda Mendes, informa que a indústria está obrigada por lei a dar destinação ambientalmente adequada aos pneus inservíveis. No entanto, a regra não inclui coleta em terceiros, cabendo a cada comércio dar a destinação adequada aos seus pneus sem uso. Val informa ainda que pneus não podem ser dispostos no aterro sanitário, nem entregues à coleta de lixo domiciliar.

Além de recolher e destinar adequadamente os pneus, a Visa Sudoeste aproveitou a operação para promover ações de educação em saúde, comunicação e mobilização social, durante as quais propagou informações sobre dengue e deu outras orientações contidas nesta matéria.

Denize Assis