Campinas conclui descentralização do Samu e agiliza atendimento a casos graves

13/04/2007

A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Saúde, concluiu nesta sexta-feira, 13 de abril, a descentralização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192) que mantém sua sede na rua Artur Ramos, 441, Ponte Preta.

A medida beneficia diretamente a população porque agiliza e qualifica o atendimento, já que garante reduzir o tempo-resposta, ou seja: o intervalo entre o chamado e a assistência aos casos mais graves e com risco de morte como acidentes de trânsito com vítimas, atropelamentos, infartos, fraturas expostas, derrames, dores no peito, cólicas renais entre outros. Atualmente o tempo resposta para estas ocorrências é de no máximo 15 minutos para os casos mais distantes.

A descentralização teve início em 2004 com a instalação de bases em locais estratégicos da cidade – nas instalações da Guarda Municipal do Jardim Florence (região noroeste), Dic VI (sudoeste) e Taquaral (leste) – onde até ontem eram mantidas durante o dia viaturas básicas e de suporte avançado.

A partir de hoje, com a conclusão da descentralização, estas bases passam a funcionar também durante a noite. Além disso, também foram concluídas nesta sexta-feira as instalações da parte de telefonia e rádio-operação do Samu na Central de Monitoramento de Campinas (Cimcamp).

A descentralização atende a reivindicação da população, servidores e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS), formalizada na 6a Conferência Municipal de Saúde.

O médico emergencista Joaquim José de Oliveira Filho, coordenador da área de urgência da Secretaria Municipal de Saúde, informa que, além das bases estarem mais próximas aos chamados, a conclusão da mudança para a Cimcamp permite uma visão ampliada da cidade como um todo, com o monitoramento por meio de câmeras tornando o percurso mais acessível para o atendimento às ocorrências.

“A descentralização permite que Campinas melhore e amplie ainda mais a assistência prestada à população nos casos de urgência, com um atendimento mais rápido e qualificado. Também permite consolidar a política de atenção às urgências e fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) do município”, diz Oliveira Filho.

Segundo o coordenador do Samu/Campinas, o médico emergencista José Roberto Hansen, a descentralização representa um grande avanço, um ganho para a população, com a diminuição do tempo-resposta. Além do que, a presença junto à Cimcamp permite visualizar acidentes e outras situações de urgência o que, além de auxiliar na resposta rápida do atendimento, viabiliza o apoio dos outros órgãos de segurança pública, como Guarda Municipal, Defesa Civil, Emdec e Setec.

“Este tipo de trabalho, em parceria com órgãos de segurança e assistência, é uma ação pioneira no Brasil. Já existem centrais de monitoramento por câmera em outras cidades brasileiras, mas integrando apenas órgãos de segurança. A integração destes serviços num mesmo local ainda otimiza o espaço e diminui o custo financeiro, melhorando o resultado operacional”, diz Hansen.

Saiba mais.

Criado em junho de 96, o Samu/192 cobre hoje 100% da população de Campinas em situações de urgência e emergência. O serviço é um dos componentes da Política Nacional de Urgências, do Ministério da Saúde, e tem como um dos principais resultados a redução do número de mortes em acidentes graves e das seqüelas em conseqüência da falta do socorro precoce.

O Samu/192 presta atendimento de urgência e emergência no local do acidente ou onde o cidadão com algum agravo de saúde se encontra e, se necessário, após estabilizar a vítima, transporta-a para um serviço médico. A unidade atende às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e psiquiátrica.

O atendimento rápido evita uma série de complicações que o paciente geralmente apresenta pela falta de socorro e que, na maioria dos casos, leva à morte. “Salvamos vidas e atendemos a população com qualidade”, afirma Hansen.

Segundo o coordenador, o serviço atende a uma média de 7 mil chamados por mês. Atualmente a frota do Samu/192 Campinas é composta por 12 ambulâncias de Suporte Básico de Vida e 3 UTIs ou Suporte Avançado de Vida. Para acionar o Samu basta um telefonema gratuito para o número 192.

Além do benefício direto para quem precisa ser atendido às pressas, o Samu Campinas gerencia o Serviço de Atendimento a Pacientes Crônicos (SAEC) e realiza 2,5 mil transportes/mês de pacientes crônicos que, sem recursos próprios, carecem de ser transportados para serviços de hemodiálise, fisioterapia, radioterapia e quimioterapia. O telefone do SAEC é 0800-7710192.

Denize Assis