Capacitação prepara dentistas para diagnóstico bucal

16/04/2007

A Secretaria de Saúde de Campinas, por meio do Departamento de Saúde, promove nesta terça-feira, 17 de abril, das 8h às 12h, na Associação dos Cirurgiões Dentistas de Campinas (ACDC), capacitação de diagnóstico bucal para dentistas.

A expectativa é reunir 180 profissionais das redes pública e privada de saúde. O evento é etapa preparatória para a Campanha de Prevenção do Câncer Bucal que acontece de 23 de abril a 4 maio em Campinas, junto com a Campanha de Vacinação do Idoso.

A capacitação será aberta pelo cirurgião dentista Isamu Murakami, coordenador da área técnica de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde de Campinas. A aula será ministrada pelo professor Rogério Jorge, doutor em patologia e semiologia, coordenador do curso de especialização em diagnóstico bucal da ACDC.

Campanha. Tradicionalmente, a Secretaria de Saúde de Campinas realiza a Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal junto com a Vacinação do Idoso porque este público é mais vulnerável a este tipo de patologia.

Durante a Campanha, as equipes realizam exame de boca e orientam as pessoas para a prevenção deste tipo de câncer, com informações sobre o auto-exame e sobre os cuidados que devem ser tomados com a higiene bucal.

Pacientes com alterações na mucosa – língua, lábio e bochecha – são triados para voltar ao Centro de Saúde para um exame mais detalhado e realizar o tratamento específico. Pessoas com lesões mais complexas são encaminhadas para clínicas de referência em diagnóstico bucal. O exame e eventuais tratamentos são de graça.

Denize Assis

Volta ao índice de notícias