Capacitação para diagnóstico bucal reúne mais de 200 dentistas na ACDC

17/04/2007

Mais de 200 dentistas lotaram o auditório da Associação dos Cirurgiões Dentistas de Campinas (ACDC) nesta terça-feira, 17 de abril, durante capacitação de diagnóstico bucal promovida pela Secretaria Municipal de Saúde. O evento, promovido com apoio da ACDC e Conselho Regional de Odontologia (CRO), é etapa preparatória para a Campanha de Prevenção do Câncer Bucal que acontece em Campinas de 23 de abril a 4 maio, junto com a Campanha de Vacinação do Idoso.

“Todo ano, antes da campanha, promovemos a capacitação dos cirurgiões dentistas da atenção básica à saúde para o diagnóstico diferencial de câncer de boca”, informa o cirurgião dentista Isamu Murakami, coordenador da área técnica de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde de Campinas.

Isamu explica que a campanha tem duas vertentes. Uma é a da educação em saúde, por meio da conscientização das pessoas em relação à doença e incentivo ao auto-exame. “O paciente deve ser educado a fazer o exame da própria boca rotineiramente e a observar se existe alguma alteração ou lesão. Caso isto ocorra, e a lesão persista por mais de três semanas, é necessário procurar o dentista o mais rápido possível”, diz.

Outra vertente é a do exame clínico, onde o dentista verifica se há alguma lesão. Caso seja detectado algum problema, o paciente é retriado para o próprio Centro de Saúde para tratamento ou encaminhamento para alguma unidade de referência.

Isamu informa que entre os fatores de risco que, separados ou associados, podem desencadear o aparecimento do câncer de boca constam o uso do tabaco – principal causa isolada evitável de câncer - e álcool, dentes fraturados, uso de próteses mal adaptadas e a exposição ao sol sem proteção. “Os idosos são mais vulneráveis a este tipo de tumor”, afirma.

Ocorrência. Em 2006, durante a Campanha de Prevenção do Câncer de Boca, foram realizados 15.415 exames. Este número representa apenas 20% do total de vacinados durante a Campanha do Idoso.

“Muita gente não aceita participar, principalmente usuários de dentadura que ficam constrangidos em retirar a prótese para o exame. Mas este é um raciocínio equivocado. O exame é muito importante, já que permite identificar lesões pré-cancerígenas ou cancerígenas no início, quando são maiores as chances de cura, a sobrevida e a qualidade de vida do indivíduo”, afirma Isamu.

Do total de exames realizados em 2006, 1.551 foram retriados para os próprios centros de saúde, que alcançaram uma resolutividade de 80%. O restante dos casos foi encaminhado para unidades de referência que ficam na ACDC e no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do Ouro Verde para exames mais específicos, entre eles a biópsia. Nestas unidades, houve sete diagnósticos de tumor maligno. A partir de 2007, além das unidades da ACDC e CEO Ouro Verde, o Centro de Saúde Florence também participará como referência especializada.

Isamu informa que a rede pública municipal de saúde de Campinas dispõe de toda infra-estrutura e condição técnica para diagnóstico do câncer de boca. O tratamento é feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS), gratuitamente. Ele informa ainda que, independente da campanha, os centros de saúde de Campinas realizam exame clínico de prevenção do câncer de boca na sua rotina, em qualquer época do ano.

A cura do câncer de boca, uma vez diagnosticada precocemente, apresenta alta possibilidade de cura, podendo chegar a 80%. “Por isso, mais uma vez, insisto: os idosos devem procurar as unidades de saúde durante a vacinação e não se sentirem inibidos para a realização dos exames, pois os profissionais estão capacitados para este procedimento e para educar e orientar sobre o autocuidado bucal”, diz Isamu.

Denize Assis