Campinas contrata agentes de campo para reforçar ofensiva contra a dengue

18/04/2007

Campinas vai intensificar a ofensiva contra o Aedes aegypti, mosquito que transmite o vírus da dengue, a partir desta quarta-feira, 18 de abril, com a ampliação do contingente de profissionais que atuam em campo. Desde a manhã de hoje, 60 técnicos – vinte equipes de três – de uma empresa terceirizada passaram a atuar na aplicação de inseticida, ou nebulização.

Estas equipes trabalham de acordo com orientações da Secretaria de Saúde e da Superintendência do Controle de Endemias (Sucen). Para isto, os profissionais foram capacitados com conteúdos teóricos e práticos. O trabalho teve início pelos bairros da região sudoeste.

A partir do dia 23, mais 33 ajudantes de controle ambiental contratados pela Prefeitura passam a integrar as equipes de combate ao mosquito. Estes profissionais executam trabalhos como telagem de caixas d´água, combate químico ao vetor e outras ações ambientais como preparação dos imóveis para nebulização, além de reforçar mutirões de limpeza. A meta da Prefeitura é contratar ao todo 40 ajudantes de controle ambiental, no entanto até o momento 33 passaram por exames e estão aptos para a função.

“O Programa Municipal de Controle da Dengue de Campinas trabalha com o manejo integrado que é composto por diversos métodos – retirada mecânica e inviabilização de criadouros, complementada por métodos químicos, biológicos e alternativos – que são recomendados de acordo com cada ambiente e situação. Neste momento, em que a situação exige ações mais ampliadas e em curto prazo de tempo, o reforço das equipes e o aumento da capacidade de fazer a limpeza da cidade são fundamentais”, diz a enfermeira sanitarista Salma Balista, diretora da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) da Secretaria de Saúde.

Assistência. Salma informa que a Secretaria também tem reforçado as ações no sentido de garantir assistência adequada aos pacientes e acompanhamento das formas graves, como a febre hemorrágica da dengue. Este reforço acontece por meio de capacitações, atualizações, palestras, reuniões e distribuição de informes técnicos.

Neste sentido, no dia 23, acontece a palestra Dengue e Febre Hemorrágica da Dengue – Fisiopatologia, clínica e condutas no adulto e na criança. O evento acontece às 19h30, na Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC). Não é necessário fazer inscrição antes.

Os palestrantes serão o médico sanitarista André Ricardo Ribas de Freitas, da Covisa, e o médico pediatra Fernando Belluomini, assistente do Pronto-Socorro da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Na terça-feira, 24, o secretário de Saúde de Campinas, José Francisco Kerr Saraiva, e técnicos da Covisa reúnem-se com diretores clínicos dos hospitais privados e conveniados ao SUS com o objetivo de chamar a atenção para a conduta dos casos.

Nos dias 26, às 14h, e 27, às 9h, a Covisa promove a palestra Dengue e Febre Hemorrágica da Dengue – Epidemiologia, fisiopatologia, clínica e condutas no adulto e na criança. O evento ocorre na Associação dos Cirurgiões Dentistas de Campinas (ACDC). Também não é preciso fazer inscrição antes.

Os palestrantes serão a médica sanitarista Naoko da Silveira, da Covisa, o médico sanitarista André Ricardo Ribas de Freitas, da Covisa, e o médico pediatra Fernando Belluomini, assistente do Pronto-Socorro da Unicamp. Informações sobre as palestras podem ser obtidas pelo telefone 2116-0233.

Além do reforço dos trabalhos de campo, com a contratação de equipes, e das ações de assistência aos pacientes, a Secretaria de Saúde intensificou as ações de educação em saúde, comunicação e mobilização social. O objetivo principal é fazer com que a população se conscientize da importância da adoção de medidas para o controle do mosquito, como não deixar água acumulada e pneus e outros objetos. “O envolvimento da população é fundamental”, diz Salma.

Situação da doença. Desde janeiro, Campinas confirmou 1.841 casos de dengue, sendo 1.321 residentes de Campinas, 365 de outros municípios e 156 ainda estão em investigação quanto ao local de moradia.

Entre os casos de moradores de Campinas, foram confirmados dois casos da forma hemorrágica e há outros doze prováveis entre os quais um óbito. Os casos prováveis são aqueles que estão aguardando confirmação sorológica ou ratificação pelo Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE). Também foram registrados 11 casos de dengue com complicação, sem óbitos.

Entre os casos de moradores de outros municípios atendidos em Campinas, há dois casos hemorrágicos confirmados, sendo 1 óbito e três casos prováveis. Também há três casos de dengue com complicação, sendo 1 óbito.

Salma informa que esta é a maior epidemia registrada por Campinas. Segundo a sanitarista, alguns fatores favoreceram o aumento de casos de dengue este ano na cidade. Um deles é o reflexo da situação no Estado e no Brasil, com regiões com grande número de casos. O aumento também se relaciona à urbanização acelerada e às mudanças climáticas – períodos quentes muito prolongados com chuva -, além da intensa utilização de recipientes de plástico e vidro.

Salma afirma que o Programa Municipal de Controle da Dengue de Campinas é executado com rigor técnico, vontade política e destinação de recursos e passa por um processo constante de aperfeiçoamento. “As ações são diárias e ocorrem o ano todo, independente dos períodos de chuva e calor, com estratégias de acordo com a situação”, informa.

A sanitarista reforça, mais uma vez, que é muito importante que as pessoas se conscientizem de que combater o mosquito da dengue - além da responsabilidade dos órgãos governamentais que devem se encarregar do saneamento básico, abastecimento de água e de campanhas educativas permanentes - requer empenho de toda a sociedade, uma vez que o Aedes aegypti pode encontrar, em cada moradia e arredores, ambiente propício para sua proliferação.

“Portanto, os cuidados com os locais que eventualmente possam transformar-se em criadouros não podem restringir-se aos períodos de chuva e calor, época de maior incidência da dengue”, diz.

Denize Assis

Volta ao índice de notícias