Campinas recebe prêmio por trabalho que atende pacientes em regime de internação domiciliar

20/04/2007

O trabalho Padronização de Dietas Não-Industrializadas desenvolvido pela Secretaria de Saúde de Campinas, por meio do Serviço de Atenção e Internação Domiciliar (SAID), foi premiado em Cascavel (PR) entre os quatro melhores desenvolvidos na área no Brasil. A premiação ocorreu no final de março durante o 1° Congresso Brasileiro de Assistência Domiciliar (Cobrad), que já na sua 1ª edição se consagrou como o principal evento da área no país. Os trabalhos premiados foram selecionados entre 184 experiências.

Segundo a terapeuta ocupacional sanitarista Mônica Macedo Nunes, coordenadora da Atenção Domiciliar da Secretaria de Saúde de Campinas, o projeto surgiu a partir da constatação de que as dietas prescritas para os pacientes em uso de sonda naso-enteral ou eram dietas industrializadas de custo elevado ou eram dietas não-industrializadas pobres em nutrientes.

“Fizemos uma discussão ampliada com toda rede pública e privada de hospitais e elaboramos o projeto como alternativa segura e precisa para estes pacientes - em uso de sonda naso-enteral. São dietas compostas por ingredientes que as famílias usam no seu dia-a-dia”, diz Mônica.

Agora, o projeto vai ser encaminhado para publicação e será apresentado oficialmente para todo município no dia 16 de maio.

Mônica afirma que o prêmio é o reconhecimento de um trabalho que contribui para a melhoria dos serviços de internação domiciliar, além de se constituir numa oportunidade de troca de experiências com outros municípios.

SAID Modelo. O SAID teve início em Campinas há 11 anos na Região Sul da cidade e, atualmente, atende pacientes em todas as regiões da cidade, incluindo casos de maior complexidade. O Serviço atende pacientes que precisam de cuidados especializados, mas não da internação hospitalar. Recebem atendimento, portanto, em sua própria casa.

O objetivo é proporcionar aos idosos e outros atendimento humanizado, que acelere sua recuperação, permitindo maior autonomia aos pacientes e às famílias durante o tratamento. O atendimento no lar é feito por equipes multidisciplinares composta cada uma por médico, fisioterapeuta, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, nutricionista, assistente social e terapeuta ocupacional, em visitas periódicas.

A necessidade do atendimento em casa é avaliada pelo hospital, no momento da alta, pelo Centro de Saúde e, em alguns casos, é realizada triagem.

O SAID/Campinas é referência por ser pioneiro no País, atender 100% do seu território e também porque é monitorado pelo Ministério da Saúde como modelo para o Projeto de Implantação de Atenção Domiciliar em todo País.

A internação domiciliar é um dos componentes da Política Municipal de Atenção ao Idoso e atende a diretriz de fortalecimento da Política Nacional de Atenção ao Idoso.

Denize Assis

Volta ao índice de notícias