Campinas promove 5a edição da Semana Municipal de Fitoterapia

23/04/2007

Campinas promove de amanhã, 24 de abril, a sexta-feira, 27, no auditório da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), a V Semana Municipal de Fitoterapia que tem como tema Saberes à luz do sol, plantas medicinais e essência humana. O evento, direcionado aos profissionais de saúde, é aberto ao público em geral. As inscrições podem ser feitas no local, mas estão sujeitas à capacidade do auditório. A Cati fica na avenida Brasil, 2.340.

A Semana foi instituída pela lei municipal 11.385, de outubro de 2002, e, a partir deste ano, passa a se chamar Semana de Fitoterapia Prof. Walter Radamés Accorsi, em homenagem ao pesquisador de plantas medicinais e professor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (USP). Walter faleceu em 2006 (leia mais abaixo).

“O objetivo principal é difundir, para equipes de saúde e população em geral, a fitoterapia, relatar experiências exitosas na rede pública de saúde e debater outros temas relacionados ao assunto”, informa o médico ginecologista acupunturista William Hyppólito Ferreira, coordenador municipal da área de saúde integrativa – que engloba homeopatia, fitoterapia, acupuntura, lian gong, tai chi chuan, ginástica postural e outras.

O evento será aberto oficialmente às 13h30 de amanhã, com presença do Secretário Municipal de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva, e de outras autoridades municipais e representantes. Em seguida acontece a palestra Fitoterapia – um projeto social, com dra. Ana Maria Pereira Soares, e apresentação do Grupo Saberes à Luz do Sol, que trabalhou na organização da Semana.

Além desta e de outras palestras, a semana terá apresentação de grupos de estudos e de experiências exitosas em fitoterapia; exposição de estandes, livros e brinquedos; sessão de painéis; números de dança, corais e grupos de ginástica; além de outras atividades paralelas e momentos de confraternização.

A V Semana de Fitoterapia – Professor Walter Radamés Accorsi é realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com Ministério do Desenvolvimento Agrário, por meio da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), e foi organizada por uma Comissão constituída por representantes de vários parceiros públicos e privados, que empenhou todos os esforços para garantir a qualidade do evento.

A Semana conta com apoio da Secretaria Municipal de Educação e Departamento de Parques e Jardins, Câmara de Campinas, Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas (CPQBA) da Unicamp, Embrapa, Associação de Agricultura Natural de Campinas e Região, Associação Cornélia Vlieg, Serviço de Saúde Cândido Ferreira, Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico e Instituto Ideais.

Maiores informações sobre a Semana de Fitoterapia podem ser obtidas no portal da Prefeitura www.campinas.sp.gov.br, no portal da Secretaria de Saúde www.campinas.sp.gov.br/saude ou ainda pelo endereço saude.fitoterapia@campinas.sp.gov.br.

Rede. Atualmente, a Secretaria Municipal de Saúde tem padronizados na rede 12 medicamentos extraídos de plantas, todos elaborados em uma farmácia própria chamada Botica da Família, que possibilita garantir melhor controle de qualidade e fornecimento contínuo dos itens.

“Na maior parte dos centros de saúde existe atendimento em fitoterapia e a Secretaria de Saúde trabalha com a meta de ampliar o acesso da população a estes medicamentos”, informa William.

Segundo dados da Secretaria de Saúde, cerca de 10 mil pessoas se utilizam da fitoterapia como opção terapêutica no Sistema Único de Saúde (SUS) da cidade. Para ter acesso à fitoterapia é necessário apenas o interesse do cidadão. O médico também pode sugerir a opção. Quem tiver interesse precisa passar por uma consulta médica com o profissional da sua equipe de saúde da família e manifestar seu interesse. Se houver indicação, o médico prescreve o tratamento.

Walter Accorsi. O Professor Walter Radamés Accorsi, da ESALQ-USP, foi um dos maiores conhecedores de fitoterapia no Brasil, com mais de setenta anos de experiência no estudo de plantas medicinais. Ele prestigiou a iniciativa da implantação da Semana de Fitoterapia de Campinas desde a 1a. edição do evento. No ano passado, no mesmo mês em que estava programada para acontecer a IV Semana de Fitoterapia, o Prof. Accorsi morreu. Ele faleceu aos 93 anos de idade, deixando saudade de sua presença marcante e elucidadora sobre as plantas medicinais. Este ano, no lugar de sua tradicional palestra, sua filha Walterly Accorsi, farmacêutica e seguidora dos ensinamentos do pai, falará sobre seus conhecimentos na área farmacêutica utilizando a fitoterapia. A palestra de Walterly acontece dia 26, às 14h.

Denize Assis

Confira a Programação

Dia 24 de abril - Terça-feira

13h  Recepção e entrega de Material