Programa de tabagismo do CS Aurélia completa três anos com 31% de sucesso no tratamento

24/04/2007

O Centro de Saúde (CS) do Jardim Aurélia, na região norte de Campinas, comemora nesta terça-feira, 24 de abril, três anos de implantação do Programa de Tabagismo Amigos do Pulmão. Para marcar a ocasião, a equipe realiza uma festa hoje, às 17h, no Salão do Clube da Vila Teixeira, que fica na rua Cadete João Teixeira.

Durante a cerimônia, os pacientes que participam do programa e deixaram de fumar vão receber diplomas. Também serão apresentados dados com o balanço do programa – número de pessoas que freqüentaram o grupo, que deixaram de fumar entre outras informações. O evento será encerrado com uma confraternização com comes e bebes.

O programa Amigos do Pulmão incorpora atividades de sensibilização e tratamento dos pacientes que desejam parar de fumar. Estas atividades são desenvolvidas em três momentos.

O primeiro deles é o momento do grupo motivacional, quando a pessoa tem o primeiro contato com o programa e manifesta o desejo de deixar de fumar. Neste grupo – que tem participação de um coordenador e de ex-fumantes -, o paciente freqüenta reuniões semanais por cerca de um mês e meio.

Numa segunda etapa, o coordenador do grupo define, com o paciente, uma data para parar de fumar. A partir daí, é marcada uma triagem com médico e enfermeiro e iniciado tratamento medicamentoso. Nesta etapa, a pessoa participa de dinâmicas de grupo e é acompanhado durante três meses com encontros semanais.

O terceiro momento é o do grupo de prevenção, onde os pacientes se reúnem mensalmente com os profissionais de saúde para prevenir uma eventual recaída. “O resultado do tratamento é considerado como sucesso depois que o paciente consegue ficar 1 ano sem fumar”, diz o médico generalista Júlio Rosenthal, que trabalha no Programa de Tabagismo Amigos do Pulmão.

Júlio informa que, desde que o Programa foi iniciado no CS Aurélia, foram realizadas 250 reuniões com 1,7 mil presenças. Deste total, 102 pessoas foram triadas e 45 estão sem fumar há mais de 90 dias. “Nosso índice de sucesso é de 31%, enquanto a estatística mundial fala em 20% nos bons programas”, afirma.

Se o tempo em que estas 45 pessoas deixaram de fumar for somado chega-se a um total de 70 anos. Considerando que cada uma delas fumaria 1 maço de cigarro por dia, elas já deixaram de fumar, juntas, 25 mil maços de cigarro ou 500 mil cigarros. A economia que elas fizeram chega a R$ 51 mil reais.

Segundo estatísticas mundiais o fumante tem 28 % de chance de desenvolver câncer. “Assim, considerando 45 pessoas que cessaram de fumar, garantimos, na média, ter prevenido o surgimento de 13 novos casos de câncer”, diz Júlio.

O Centro de Saúde do Jardim Aurélia foi a primeira unidade básica de saúde do SUS Campinas a implantar o programa de tabagismo em Campinas. A equipe da unidade que trabalha diretamente com os pacientes atendidos pelo programa é composta por 8 pessoas entre médico, enfermeiro, agentes comunitários de saúde e auxiliares de enfermagem.

Saiba mais. O tabagismo é uma doença crônica gerada pela dependência da nicotina.Os usuários de produtos de tabaco estão expostos continuamente a mais de 4 mil substâncias tóxicas, muitas delas cancerígenas. Esta exposição faz do tabagismo o mais importante fator de risco isolado de doenças graves e fatais. Não é à toa que a doença é causadora de 30% das mortes por câncer, sendo 90% dos casos de câncer de pulmão diagnosticados em fumantes. No Brasil, morrem cerca de 200 mil pessoas por ano devido ao tabagismo.

Denize Assis

Volta ao índice de notícias