Treinamento de infecção hospitalar reúne mais de 60 profissionais de saúde

25/04/2007

A Secretaria de Saúde de Campinas mobilizou nesta quarta-feira, dia 25 de abril, mais de 60 profissionais de saúde, entre representantes das comissões de infecção hospitalar, dos Serviços de Atenção e Internação Domiciliar (SAIDs) e das Vigilâncias em Saúde (Visas), durante treinamento básico em controle de infecção hospitalar.

O evento, ocorrido na Associação dos Cirurgiões Dentistas (ACDC), teve apoio e organização do Grupo de Hospitais de Campinas pró-formação da Comissão Municipal de Infecção Hospitalar.

O treinamento foi aberto pela enfermeira sanitarista Salma Rodrigues Balista, diretora da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) de Campinas, e teve os seguintes eixos temáticos: Conceitos básicos em infecção hospitalar, princípios, síndromes e controle; Transmissão de microorganismos, normas de isolamento e controle; Estrutura de uma Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), funções e legislação pertinente; Interface da CCIH com outros setores do hospital; Vigilância em CCIH, tipos e fluxos de vigilância.

A enfermeira sanitarista Maria Filomena Gouveia Vilela, coordenadora da Vigilância Sanitária de Campinas, informa que o objetivo é qualificar o trabalho do controle de infecção relacionado aos serviços de saúde.

A sanitarista diz que é responsabilidade da Vigilância em Saúde do município, em conjunto com as CCIHs, monitorar as taxas de infecção hospitalar, com o objetivo principal de garantir que o paciente não tenha um outro agravo de saúde relacionado com a internação ou procedimentos hospitalares.

“O maior controle da infecção hospitalar reduz o risco das pessoas contraírem doenças ao serem submetidas a procedimentos”, diz Filomena. Ela explica que em geral as infecções hospitalares são causadas por bactérias mais difíceis de serem tratadas.

Denize Assis

Volta ao índice de notícias