Centenas de pessoas receberam atendimento em saúde durante Prefeitura Itinerante na Norte

26/04/2007

Centenas de pessoas foram atendidas por equipes da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas durante a edição do ‘Prefeitura Itinerante’ ocorrida no sábado, 21 de abril, e voltada para moradores de bairros na abrangência das Administrações Regionais (ARs) 4 e 11 e de outros no Distrito de Nova Aparecida, região norte do município. O evento teve como sede a escola municipal Dr. João Alves dos Santos, situada na Rua Manoel Thomaz, nº 635, na Vila Boa Vista.

Segundo dados do Distrito de Saúde Norte, foram realizados 1.524 atendimentos de saúde. Deste total, 234 pessoas foram avaliadas pelas equipes de nutrição e receberam orientação nutricional; 127 foram atendidas por profissionais do Hemocentro para orientações sobre doação de sangue, entre outras; 708 realizaram teste de glicemia; e 455 passaram por avaliação de Pressão Arterial e receberam orientações quanto ao controle. Além disso, a população teve acesso a estandes de orientação em saúde bucal, câncer e dengue.

A comunidade ainda pôde se apropriar de assuntos relacionados à saúde por meio de uma peça de teatro que focou a prevenção de doenças. O espetáculo foi apresentado pelos agentes comunitários do Centro de Saúde Santa Bárbara. Num outro momento que mesclou saúde, cultura e entretenimento, os participantes assistiram ao coral da 3ª idade do Centro de Saúde São Marcos.

Também houve uma sessão de saúde e cidadania, com orientações para os presidentes de associações de bairro, que também esclareceram dúvidas e fizeram sugestões sobre atendimentos nos Centros de Saúde, além de se informarem sobre melhorias na infra-estrutura da rede de saúde. A sessão contou com participação dos conselheiros de saúde das unidades de saúde que ficam na abrangência da AR 11.

Denize Assis