Campinas promove V Semana de Saúde do Trabalhador

26/04/2007

Campinas realiza até o próximo sábado, 28 de abril, no auditório do Centro Profissionalizante Antônio da Costa Santos (Ceprocamp), a V Semana de Prevenção ao Acidente de Trabalho. O encontro, que tem como tema O custo do crescimento econômico não pode ser a vida do trabalhador, marca o Dia Internacional em Memórias às Vítimas de Acidente de Trabalho, celebrado em 28 de abril.

A programação da semana inclui discussão sobre os seguintes temas: PAC e política nacional de saúde e segurança do trabalhador – informalidade, situação sócio-técnica dos empreendimentos solidários da cadeia do lixo, trabalhadores de teleatendimento; Mudanças no mundo do trabalho e saúde do trabalhador; Vida e morte no trabalho; crescimento econômico e saúde e segurança no trabalho; mídia e saúde e segurança no trabalho.

As atividades da Semana Mundial da Segurança Viária, desenvolvidas hoje em Campinas, no Largo do Rosário (centro), também integram a Semana de Prevenção ao Acidente de Trabalho.

Segundo o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CRST) de Campinas, o objetivo da Semana é promover a conscientização de empregadores e empregados sobre os possíveis riscos nos locais de trabalho, bem como discutir a importância de serem criadas formas de trabalho que não coloquem em risco a saúde e a integridade física dos trabalhadores.

A V Semana de Prevenção ao Acidente de Trabalho foi organizada pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do CRST, Emdec, Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), Sindicato dos Químicos, Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp, Cipa Unicamp, Apeoesp e vereador Ângelo Barreto, autor da lei 11.155/2002, que instituiu a Semana de Prevenção.

Estatísticas. Estudo do Banco Inter-Americano de Desenvolvimento para a América Latina aponta que ocorrem entre 20 a 27 milhões de acidentes de trabalho anualmente na região (América Latina). Deste total, 90 mil são fatais. Isto significa que acontecem entre 40 a 50 acidentes por minuto nos ambientes de trabalho e que 250 pessoas morrem por dia nestes locais.

No mundo, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), morrem entre 1,9 e 2,3 milhões de trabalhadores por acidentes de trabalho, por ano, sendo que 12 mil são crianças.

Os dados publicados em dezembro de 2006 em um artigo do International Journal of Occupational Health mostram que, em decorrência destes números alarmantes, os países da América Latina e Caribe chegam a gastar em média 10% do Produto Interno Bruto (PIB) com os acidentes de trabalho.

Brasil. No Brasil, em 2002, apontava-se para uma estimativa de R$32 bilhões de recursos perdidos em agravos decorrentes dos acidentes de trabalho. Em 2004, foram registrados no país 458.956 casos de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Mais grave ainda são os números de mortes: 2.616 trabalhadores morreram em 2004, o que equivale a cerca de 7 mortes por dia.

Pesquisa do Ministério da Saúde indica que no Brasil, entre 1999 e 2003, foram registrados 1.875.190 acidentes de trabalho, dos quais 15.293 resultaram em morte e 72.020 em incapacidade permanente.

Dia Internacional. O Dia Internacional em Memória às Vítimas de Acidente de Trabalho, em 28 de abril, foi escolhido em memória aos 78 mineiros que morreram na explosão da mina de Farmington, nos Estados Unidos, em 28 de abril de 1969. Vários países incorporaram a data no calendário nacional, inclusive o Brasil.

Denize Assis