Equipe do Samu de Campinas participou da Semana Nacional de Atendimento a Desastres

01/04/2008

Autor: Denize Assis

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192) de Campinas participou na semana passada, de 24 a 29 de março, em Curitiba, da Semana Nacional de Atendimento a Desastres que, este ano, teve como tema A organização dos serviços de saúde para atendimento de acidentes com múltiplas vítimas e produtos perigosos.

Durante os cinco dias, o coordenador do Samu/192 Campinas, José Roberto Hansen, e a coordenadora da enfermagem do serviço, Edméia Nunes Duft, participaram, junto com equipes dos outros 130 serviços de urgência e emergência do País, do curso ministrado pela Coordenação-geral de Urgência e Emergência (CGUE) do Ministério da Saúde, em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), a PUC do Paraná e a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba.

A preparação para o atendimento em situações de desastres é uma das atribuições do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192) e compõe as várias ações da Política Nacional de Atenção às Urgências. Considerando a alta incidência dessas demandas atendidas por toda a rede nacional do Samu/192, a CGUE reúne, anualmente, os profissionais dos diversos segmentos da área.

“Além da qualificação, é importante a formação de multiplicadores que atuam no desenvolvimento e implementação de protocolos de resposta às situações de desastres em todos os Samus”, ressaltou o coordenador-geral de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde, Cloer Vescia Alves.

O encontro abordou três diferentes módulos como a organização dos serviços de saúde para o atendimento a desastres, acidentes com múltiplas vítimas e com produtos perigosos. Trezentos profissionais participaram do encontro que ainda teve a apresentação de sugestões para a elaboração de um plano de resposta único.

Segundo José Roberto Hansen, agora, Campinas vai elaborar o seu plano de resposta para acidentes com múltiplas vítimas, em conjunto com Defesa Civil, Bombeiros, Hospitais, concessionárias e outros.

As estratégias de enfrentamento serão apresentadas à Câmara Técnica e ao Comitê Gestor da Área de Urgência e Emergência da Secretaria Municipal de Saúde. Após aprovação, o plano será enviado à Coordenação-geral de Urgência e Emergência (CGUE) do Ministério da Saúde. O prazo para apresentação é de 90 dias.

Outro encaminhamento das ações da Semana Nacional de Atendimento a Desastres, segundo Hansen, será o treinamento específico para as equipes do Samu/192 e a orientação aos hospitais. “Também será desencadeada a compra de equipamentos que viabilizem a atuação do Samu/192 nos atendimentos a acidentes com materiais perigosos”, informou Hansen.

Simulação. Hansen e Edméia participaram, no encerramento da Semana, da simulação de um acidente com vazamento de produto químico. A atividade aconteceu no ginásio de esportes da PUC e reuniu profissionais do Samu/192 e da Defesa Civil. O simulado teve o objetivo de capacitar os profissionais para o atendimento de situações de risco com um grande número de vítimas, reduzindo danos.

No suposto acidente, houve a colisão entre uma caminhonete carregada com cilindros de cloro e um veículo, que, desgovernado, atingiu um ponto de ônibus. Quinze vítimas foram atendidas pelos profissionais que ainda tiveram que isolar a área da ocorrência. A ação aconteceu em aproximadamente uma hora e teve a participação dos médicos e enfermeiros de urgência e emergência e integrantes dos 131 Samus que acompanharam o curso durante toda a semana.