Campinas recebe delegação Angolana de apoio à criança

01/04/2008

Autor: Denize Assis

A Prefeitura de Campinas, por meio das Secretarias Municipais de Saúde e de Cooperação Internacional, recebeu nesta segunda-feira, dia 31 de março, uma delegação do Instituto Nacional de Apoio à Criança (INAC) do Governo de Angola.

Esta comissão, constituída por representantes de três províncias angolanas, já passou por outros países e tem como objetivo realizar pesquisa sobre a realidade da criança e levar experiências exitosas para Angola.

No Brasil, eles vieram diretamente para Campinas, onde aportaram no dia 23 de março e, hoje, foram recebidos pela médica pediatra Maria Fernanda Costa Haddad, coordenadora da Área Técnica da Saúde da Criança e do Adolescente, e pelo diretor da Secretaria de Cooperação Internacional, Rodrigo Hajjar.

“Já visitamos a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o Centro Boldrini, a Cidade dos Meninos e achamos oportuno fazer esta visita à Prefeitura para conhecer o trabalho de Saúde da Criança, especialmente as ações para redução da mortalidade infantil. Campinas desenvolve um importante trabalho. Estamos felizes de ter sido recebidos pela dra. Fernanda, profissional inteligente e comprometida, que nos passou uma grande experiência sobre o papel da Prefeitura nas políticas públicas voltadas para a criança. Amanhã vamos conhecer de perto os projetos que acolhem crianças em situação de risco. Parabéns a Campinas”, disse Correia Palanga Bongue, chefe da delegação do INAC/Angola ao Brasil.

Maria Fernanda Haddad ressaltou os avanços em relação à Saúde da Criança em Campinas, como o índice de mortalidade infantil, que atingiu a casa de um dígito por mil nascidos vivos, e a cobertura vacinal que apresenta índices acima de 93% para todas as vacinas do calendário oficial do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde.

“Ficamos contentes com a possibilidade do intercâmbio técnico e cultural entre os dois países. Apesar da nossa mortalidade infantil ser bem menor que a deles, temos muitas experiências a trocar”, disse a coordenadora.

“A Secretaria de Cooperação Internacional coloca-se a disposição para fornecer informações gerais sobre Campinas e demonstra-se interessada em estabelecer parcerias e intercâmbios que beneficiem ambos os países”, destacou o diretor da Secretaria de Cooperação Internacional, Rodrigo Hajjar.

A república de Angola fica no Sudoeste da África, ao sul da Linha do Equador, no sudoeste do Continente. Apesar de rico em petróleo e diamantes, é um dos países mais pobres do mundo. A mortalidade infantil chega a mais de 240 por 1 mil nascidos vivos. Tem 13 milhões de habitantes e 40% da população tem entre 0 e 16 anos. O idioma oficial é o português.