CS São Quirino recebe desfibrilador

04/04/2008

Autor: Denize Assis

O Centro de Saúde (CS) São Quirino, na região leste de Campinas, recebe na próxima segunda-feira, dia 7 de abril, às 10h, um desfibrilador automático externo (DEA). A doação do aparelho para a unidade foi viabilizada pela Sociedade Brasileira de Arritmia Cardíaca e Marcapasso (SOBRAC) em parceria com a EMS, empresa do segmento farmacêutico brasileiro. O desfibrilador vai beneficiar uma população estimada em 21 mil habitantes moradores de bairros na abrangência do CS.

A cerimônia de entrega, na segunda-feira, vai contar com a participação do Secretário de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva; da coordenadora do CS São Quirino, Nicéia de Cássia Aleixo Dias; e de representantes da SOBRAC e da EMS. A Câmara Municipal também vai estar representada.

O DEA é um aparelho que emite uma descarga elétrica para corrigir a fibrilação ventricular e fazer o coração bater novamente no ritmo adequado para bombear o sangue. Na fibrilação ventricular o coração bate sem sincronismo, sem força, deixando de bombear o sangue – como se tivesse parado. A equipe do CS São Quirino será capacitada para usar o aparelho.

O Secretário de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva, agradeceu antecipadamente a doação. “Quero manifestar meu agradecimento à doação dentro desta iniciativa público-privada. Parceria desta natureza trata-se de exercício cidadão. Esperamos mais iniciativas neste sentido, nossa expectativa é de futuras doações, inclusive da EMS”, diz o secretário.

José Francisco Saraiva informou que o CS São Quirino será o primeiro Centro de Saúde a contar com desfibrilador, mas que já existe planejamento da Secretaria de Saúde para instalação deste tipo de aparelho em todas as unidades básicas de Saúde de Campinas, conforme determina a lei.

Segundo a legislação, é obrigatória a instalação de desfibriladores em número suficiente nos locais de grande concentração para que a pessoa com parada cardíaca possa ser atendida antes que tenham passado os primeiros quatro minutos.

Sobre o CS São Quirino. O CS São Quirino conta com quatro equipes de saúde da família que atendem a uma população estimada em 21 mil habitantes. A unidade funciona das 7h às 21h, de segunda-feira a sexta-feira, e, das 7h às 16h, aos sábados. Por dia, no local, são atendidas 200 pessoas. O CS São Quirino fica na avenida Diogo Alvarez, 1.450, Parque São Quirino.

Sobre a SOBRAC. A Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC), antigo Departamento de Arritmias e Eletrofisiologia Clínica (DAEC), é uma entidade médica sem fins lucrativos afiliada à Sociedade Brasileira de Cardiologia. Os objetivos primordiais da SOBRAC são normatizar todas as atividades relacionadas às arritmias cardíacas no Brasil assim como promover o desenvolvimento científico e a valorização profissional da especialidade.

Sobre a EMS. A EMS é a líder no segmento farmacêutico brasileiro em unidades comercializadas e em faturamento. Com capital 100% nacional, a empresa tem mais de 40 anos de atuação nos segmentos de prescrição médica, genéricos, OTC e produtos de higiene pessoal. Possui duas plantas produtivas, em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, e em Hortolândia, na região metropolitana de Campinas (SP), onde funciona um moderno complexo industrial, incluindo o Centro de Pesquisa & Desenvolvimento. Os medicamentos desenvolvidos e produzidos pela companhia são comercializados no Brasil e exportados para mais de 15 países.