CS São Quirino recebeu Desfibrilador nesta segunda-feira, dia 7

08/04/2008

Autor: Denize Assis

O Centro de Saúde (CS) São Quirino, responsável por uma população de 21 mil habitantes na região leste de Campinas, recebeu nesta segunda-feira, dia 7 de abril, um desfibrilador automático externo (DEA). A doação do aparelho foi viabilizada pela Sociedade Brasileira de Arritmia Cardíaca e Marcapasso (SOBRAC) em parceria com a EMS, empresa do segmento farmacêutico brasileiro.

O DEA é um aparelho que emite uma descarga elétrica para corrigir a fibrilação ventricular e fazer o coração bater novamente no ritmo adequado para bombear o sangue. Na fibrilação ventricular o coração bate sem sincronismo, sem força, deixando de bombear o sangue – como se tivesse parado.

A equipe do CS São Quirino vai ser capacitada pela equipe do Núcleo de Educação em Urgência (NEU) até o final do mês de abril para usar o aparelho.

“Esta doação é muito importante. Este é o primeiro Centro de Saúde a contar com este aparelho e a escolha desta unidade é simbólica porque tivemos aqui recentemente uma parada cardíaca. Mas já existe planejamento da Secretaria de Saúde para aquisição e instalação em todas as unidades básicas de Saúde de Campinas, conforme determina a lei”, disse o Secretário de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva, durante a entrega do aparelho para a unidade.

O Secretário disse ainda que doação desta natureza trata-se de exercício cidadão. “Esperamos mais iniciativas neste sentido. Nossa expectativa é de futuras doações”, afirmou.

O médico da EMS, Felipe Pinho, informou que a empresa, desde sua fundação trabalha para estar inserida no mercado de saúde brasileiro com objetivo de buscar qualidade e preço acessível a todos. “Também se preocupa em exercer sua responsabilidade social, principalmente por meio de ações de interesse à saúde, e é neste sentido que ocorre a doação. Já marcamos com o secretário de Saúde para planejarmos outras doações”, afirmou.

Para a enfermeira Nicéia Aleixo, coordenadora do CS São Quirino, ser a primeira unidade contemplada foi um orgulho. “É um ganho muito grande para a equipe, que se sente mais segura para atender a uma urgência, e para a população, que passa a contar com mais este recurso. Agradeço. Estou feliz”, disse.

Segundo a legislação, é obrigatória a instalação de desfibriladores em número suficiente nos locais de grande concentração para que a pessoa com parada cardíaca possa ser atendida antes que tenham passado os primeiros quatro minutos.

“Quero ressaltar a importância do desfibrilador para manter a vida do paciente. Estou bastante satisfeito, principalmente com a possibilidade de estender este recurso para todas as unidades básicas”, disse o médico Marcelo Sartori, coordenador da área de urgência e emergência da Secretaria de Saúde de Campinas.

O CS São Quirino funciona das 7h às 21h, de segunda-feira a sexta-feira, e, das 7h às 16h, aos sábados. Por dia, no local, são atendidas 200 pessoas. O CS São Quirino fica na avenida Diogo Alvarez, 1.450, Parque São Quirino.

Volta ao índice de notícias