Campinas inaugura Centro de Referência à Saúde do Idoso

10/04/2008

Autor: Denize Assis

A unidade, a primeira neste modelo na cidade, amplia e qualifica a assistência à saúde da pessoa idosa no município

A Secretaria Municipal de Saúde inaugura nesta quinta-feira, dia 10 de abril de 2008, às 9h, um valioso instrumento para o atendimento à saúde população idosa de Campinas: O Centro de Referência à Saúde do Idoso (CRI) Prof. Dr. Sílvio dos Santos Carvalhal.

A unidade atende à portaria 2.528, de outubro de 2006, do Ministério da Saúde, que criou a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa. Esta política assegura direitos sociais à pessoa idosa, criando condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade e reafirma o direito à saúde nos diversos níveis de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

O CRI é um serviço pioneiro em Campinas. Trata-se da primeira unidade de saúde voltada exclusivamente à população na terceira idade, o que vai proporcionar um grande salto de qualidade na atenção aos idosos frágeis ou com risco de fragilidade. Para colocar o centro em funcionamento, a Prefeitura investiu R$ 600 mil.

O serviço funciona em parceria com a Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Campinas, na sede da instituição, na avenida Júlio de Mesquita, 571, Centro, e atende de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 18h. Inicialmente vão ser atendidos os pacientes residentes no município; acima de 60 anos; encaminhados pelas enfermarias dos hospitais Mário Gatti, Irmandade de Misericórdia de Campinas (Santa Casa) e da Real Sociedade Beneficência Portuguesa; e que se enquadrem nos critérios de inclusão elaborados pela equipe interdisciplinar do CRI.

Paralelamente, a equipe vai capacitar os profissionais das unidades básicas da rede pública municipal de Saúde para que tenham um olhar diferenciado para esta população e, assim, façam o encaminhamento adequado – com análise e preenchimento dos critérios.

O CRI vai atender ao idoso de forma global com abordagem multidimensional por meio de equipe multidisciplinar composta por três médicos geriatras, dois enfermeiros, seis auxiliares de enfermagem, um psicólogo, três fisioterapeutas, três terapeutas ocupacionais, dois assistentes sociais e um nutricionista. A unidade vai atuar em consonância com o Pronto-Socorro Centro, que possui atendimento prioritário para pacientes idosos.

Para cada paciente atendido no CRI será promovido um projeto terapêutico individualizado, sendo que ao final do tratamento o idoso vai ser referenciado à sua unidade básica de saúde. A atenção hospitalar vai acontecer na enfermaria da Irmandade de Misericórdia, que terá 20 leitos preferenciais para este público.

Carvalhal. A Secretaria de Saúde de Campinas homenageia o Professor Doutor Sílvio dos Santos Carvalhal, dando seu nome ao CRI pela sua contribuição à Medicina brasileira, em especial à formação de inúmeros profissionais da área da saúde, particularmente no município de Campinas, onde ingressou no Departamento de Clínica Médica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na década de 1960. Posteriormente foi um dos fundadores da Faculdade de Ciências Médicas da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Puc-Campinas), onde trabalha até hoje.

Sílvio dos Santos Carvalhal formou-se pela Escola Paulista de Medicina, em 1940. É especialista em clínica médica, patologia e em cardiologia. Reside em Campinas e está próximo de completar 91 anos de idade.

Informações relativas à população idosa em Campinas:

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população idosa, ou seja, com mais de 60 anos, está estimada em 102.456 em Campinas;

As maiores causas de mortalidade entre idosos no município são as doenças cardiovasculares, seguidas das neoplasias (cânceres) e das doenças do aparelho respiratório;

A hipertensão arterial tem alta prevalência na população, afetando cerca de metade dos moradores de Campinas com 60 anos ou mais;

O diabetes mellitus atinge acima de 14% dos idosos.

Volta ao índice de notícias