Saúde prepara equipes para diagnosticar, tratar e notificar pacientes de dengue

16/04/2008

Autor: Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas promove nesta quinta-feira, dia 17 de abril, e na sexta-feira, dia 18, atualização sobre dengue para médicos e profissionais de enfermagem da rede básica de saúde e dos serviços municipais de urgência e emergência.

Amanhã, 17, o evento é direcionado aos médicos e acontece na Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), das 10h às 12h e das 13h às 15h, nos dois períodos com o mesmo conteúdo para contemplar profissionais de todos os turnos. Depois de amanhã, a atualização ocorre na Associação dos Cirurgiões Dentistas (ACDC), das 8h às 11h e das 13h às 16h, com o mesmo conteúdo de manhã e à tarde.

Nos dois dias, a atualização será aberta pelo secretário municipal de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva. Em seguida, os participantes vão ser informados sobre a situação da dengue em Campinas, no Estado de São Paulo e no País.

Para os médicos, a atualização vai abordar o manejo clínico – diagnóstico e tratamento e procedimentos em relação à vigilância epidemiológica -, em especial em relação aos casos graves.

“Nos últimos anos, como é esperado após registro de sucessivas epidemias, tem ocorrido agravamento das formas clínicas da dengue no País, situação que tem sido verificada também no nosso município. Portanto, a capacitação vai abordar este aspecto em especial”, diz o médico sanitarista André Ribas de Freitas, da Vigilância em Saúde Municipal, que vai dar aula na atualização.

Para os profissionais de enfermagem, além da situação epidemiológica, será apresentado o protocolo de assistência de enfermagem ao suspeito de dengue na rede básica e abordada a assistência de enfermagem na urgência e emergência.

“O profissional de enfermagem faz o acolhimento com classificação de risco. Ele ouve, identifica a queixa e, a partir da consulta com o enfermeiro, faz o encaminhamento para o médico. O enfermeiro também gerencia e organiza as portas de urgência. O fluxo deste atendimento visando o paciente de dengue é que será abordado”, explica a enfermeira Marilene Wagner, coordenadora do Pronto-Socorro (PS) Centro, uma das palestrantes do evento para a enfermagem.

Além de Marilene, também vão participar as enfermeiras Nicole Montenegro, coordenadora do Centro de Saúde (CS) São Domingos; Eliana Franco, do CS de Barão Geraldo; e Janaína Franco, coordenadora do CS Carvalho de Moura.

Marilene e André Ribas de Freitas integram a equipe de Campinas que está colaborando na luta contra a epidemia de dengue no Rio de Janeiro. André atua na capacitação das equipes para o atendimento na atenção básica e Marilene na capacitação das equipes de urgência dos hospitais visando a organização do atendimento.

Escola de Cadetes. A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde Norte, promoveu nesta quarta-feira, dia 16 de abril, palestra sobre dengue para 900 alunos, oficiais e soldados da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx). A atividade é mais uma da série de medidas desencadeadas pela Prefeitura de Campinas para o controle da doença na cidade.

O público foi informado sobre a dengue, sintomas, forma de transmissão, o vetor, situação epidemiológica na cidade e na área do Jardim Eulina, onde está sede da EsPCEx. Após, a equipe da Visa Norte reuniu-se com os profissionais do setor de saúde da escola para orientação sobre os cadetes que vão para o Rio de Janeiro por conta do feriado e necessidade de um plano de contenção na eventualidade de um surto na escola. Uma outra reunião acontece semana que vem para elaboração deste plano.

Segundo o biólogo Ovando Provati, da Visa Norte, a parceria com a EsPCEx em relação à dengue e outras doenças vem ocorrendo de forma sistemática nos últimos anos. “As equipes da Secretaria de Saúde têm abordado com os alunos, além da dengue, vários outros temas relativos à saúde e que estão relacionados com a realidade do nosso município. A idéia é que os cadetes reproduzam estas informações na própria escola e, depois, nas suas comunidades de origem em todas as regiões do Brasil”, diz.

Na semana passada, os alunos promoveram um grande arrastão nas dependências da escola, inclusive nas salas de aula, vilas oficiais, residências, chafarizes, estandes de tiro, calhas, reservatórios de água, locais de lazer entre outros. Durante a ação, foram inviabilizados criadouros e recolhidas amostras de larvas para identificar se é o Aedes aegypti, mosquito transmissor do vírus da dengue. Ficou estabelecido que uma equipe de quatro alunos será responsável durante cada semana por verificar se o ambiente está se mantendo livre de criadouros do mosquito.