Festa Simgar Party contará com distribuição de 4 mil camisinhas

18/04/2008

Autor: Eli Fernandes

Incentivo às práticas sexuais seguras e redução de danos para usuários de drogas lícitas e ilícitas é realização do Programa DST/Aids de Campinas

O programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (PMDST/Aids) de Campinas realiza ações de incentivo à prevenção das DSTs, ao HIV e à aids durante a festa Simgar Party, que será realizada dia 19 de abril de 2008 (sábado), às 22h, no Clube Andorinha (Bairro Chapadão, região Norte da cidade). As ações de incentivo à prevenção estão previstas no Plano de Ações e Metas (PAM) desta área programática da Secretaria de Saúde de Campinas.

Além de distribuir cerca de quatro mil camisinhas, a equipe da Secretaria de Saúde e parceiros deve entregar material educativo e informativo sobre prevenção aos participantes da festa. O objetivo é incentivar as práticas sexuais seguras e de redução de danos entre usuários de drogas lícitas e ilícitas para evitar a infecção pelo HIV ou outras doenças sexualmente transmissíveis.

O Programa Municipal de DST/Aids de Campinas, segundo sua coordenadora, a enfermeira sanitarista Maria Cristina Feijó Januzzi Ilario, tem ido até os locais de grande concentração de públicos considerados prioritários para as ações de incentivo ao uso de medidas preventivas. “Existem diversos projetos, alguns específicos para populações mais vulneráveis”, explica.

Na noite da última quarta-feira, 16 de abril de 2008, uma equipe da produção do evento, a Simgar Party, participou de uma atualização sobre DSTs, HIV e aids no Centro de Referência do Programa DST/Aids de Campinas. Cerca de 10 pessoas envolvidas à produção do evento puderam tirar dúvidas e receber informações sobre as formas de prevenção ao HIV/aids e outras DSTs.

Para saber sobre como fazer o teste de HIV e sífilis, que é gratuito e sigiloso e pode ser anônimo, a população deve acessar o Centro de Saúde mais próximo ou os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) que são especializados na realização do teste de HIV e sífilis. Campinas possui dois Centros de Testagem e Aconselhamento.

O Coas/CTA, localizado no Centro, fica à rua Regente Feijó, 637 e funciona das 8h às 18h. O telefone é (19) 3236 – 3711. O CTA/Ouro Verde fica junto ao Hospital Ouro Verde (próximo ao terminal de ônibus) à avenida Rui Rodrigues, 3434. O telefone é o (19) 3226 – 7475 e o funcionamento é somente às segundas-feiras, das 13h às 17h.

Volta ao índice de notícias