Programa DST/Aids de Campinas distribui 2 mil camisinhas em festa beneficente diurna durante o feriado

22/04/2008

Autor: Eli Fernandes

Casa especializada no público GLS tem realizado parcerias para desenvolvimento de ações de prevenção às DSTs e ao HIV/aids

O Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (PMDST/Aids) de Campinas realizará a distribuição de duas mil camisinhas (preservativos masculinos) durante a festa La Fête Jour, promovida pelo no Livre Club / Bar,nesta segunda-feira, dia 21 de abril, a partir das 13h, na chácara Wizard, no distrito de Barão Geraldo.

A primeira versão da festa diurna, segundo o Livre Club Bar, será beneficente à ONG Doe Vida, que trabalha com a conscientização sobre a doação de orgãos e ajuda outras entidades com doações de alimentos. A festa contará com os DJs Robson Mouse (Blue Space), Ricardo NB (convidado) e tio Jonas (residente).

Além de distribuir camisinhas, a equipe da Secretaria de Saúde e parceiros entregará material educativo e informativo sobre prevenção aos participantes da festa. O objetivo é incentivar as práticas sexuais seguras e de redução de danos entre usuários de drogas lícitas e ilícitas para evitar a infecção pelo HIV ou outras doenças sexualmente transmissíveis.

O Programa Municipal de DST/Aids de Campinas, segundo sua coordenadora, a enfermeira sanitarista Maria Cristina Feijó Januzzi Ilario, tem ido até os locais de grande concentração de públicos considerados prioritários para as ações de incentivo ao uso de medidas preventivas. "Existem diversos projetos, alguns específicos para populações mais vulneráveis", explica.

No decorrer de 2007 o Programa Municipal de DST/Aids de Campinas desenvolveu ações de incentivo à prevenção das DSTs e ao HIV/aids com o Livre Club / Bar, como a festa de abertura do mês da Diversidade Sexual, que em Campinas é celebrado em junho. Além disso o estabelecimento realizou outras ações vinculadas à campanha nacional "Vista-se! Use sempre camisinha" de incentivo ao uso do preservativo.

Para saber sobre como fazer o teste de HIV e sífilis, que é gratuito e sigiloso e pode ser anônimo, a população deve acessar o Centro de Saúde mais próximo ou os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) que são especializados na realização do teste de HIV e sífilis. Campinas possui dois Centros de Testagem e Aconselhamento.

O Coas/CTA, localizado no Centro, fica à rua Regente Feijó, 637 e funciona das 8h às 18h. O telefone é (19) 3236 – 3711. O CTA/Ouro Verde fica junto ao Hospital Ouro Verde (próximo ao terminal de ônibus) à avenida Rui Rodrigues, 3434. O telefone é o (19) 3226 – 7475 e o funcionamento é somente às segundas-feiras, das 13h às 17h.