Abertura da campanha contra a gripe terá 265 postos de vacinação e 700 pessoas mobilizadas

22/04/2008

Autor: Denize Assis

No próximo sábado, dia 26 de abril, na abertura na Campanha de Vacinação contra a Gripe, a Secretaria Municipal de Saúde vai disponibilizar 265 postos de vacinas - 150 fixos, incluindo todos os centros de saúde, e 115 volantes –, das 8h às 17h, para atender a todas os campineiros com 60 anos ou mais. São 102.456 habitantes nesta faixa etária na cidade, segundo o IBGE.

Mais de 700 profissionais vão trabalhar para garantir o sucesso da campanha neste dia. O transporte das equipes e o apoio logístico serão garantidos por 100 veículos. A campanha se estenderá até o dia 9 de maio. A vacinação é gratuita.

“Confirmando o histórico de grandes mobilizações em Campinas contra a gripe em idosos, em 2008 a Secretaria de Saúde vai disponibilizar um número recorde de postos de vacina e mobilizar dezenas de equipes. Todos os profissionais da rede vão estar empenhados para chamar a atenção desta população para a importância da vacina contra a influenza. A vacinação é uma das estratégias para proporcionar qualidade de vida e autonomia para a pessoa idosa”, diz o secretário de Saúde José Francisco Kerr Saraiva.

Em 2008, a meta é vacinar 80% das pessoas com 60 anos ou mais. O número é superior aos 70% estabelecidos em campanhas anteriores. Isso significa que, pelo menos, 81,9 mil idosos serão vacinados contra a gripe este ano em Campinas. Em todo País, serão 14,5 milhões.

O aumento no percentual de cobertura de 70% para 80% se deve à grande adesão da população idosa à campanha. Em 2007, a vacinação atingiu 76,6% da população alvo em Campinas.

Em sua décima primeira edição em Campinas, a Campanha de Vacinação do Idoso traz o slogan ‘Não deixe a gripe derrubar você. Vacine-se’. Os objetivos são reduzir os casos de gripe, as complicações decorrentes dessa doença e os óbitos entre os idosos.

Estudos nacionais e internacionais mostram que a vacina contra influenza reduz mais de 50% das doenças relacionadas à gripe nos idosos vacinados e, no mínimo, 32% das hospitalizações por pneumonias. Além disso, estudos apontam que há queda de pelos menos 31% das mortes hospitalares por pneumonia e influenza (gripe) e de cerca de 50% das mortes hospitalares relacionadas às doenças respiratórias. Quanto aos óbitos entre idosos, por diversas causas, o percentual de queda varia entre 27% e 30%.

A doença. A gripe é considerada uma das doenças infecciosas que mais preocupam as autoridades sanitárias no Brasil e no mundo. No último século, ocorreram três pandemias (epidemia em escala mundial) responsáveis por mais de 50 milhões de mortes, problemas sociais e perdas econômicas: a Gripe Espanhola (1918), a Gripe Asiática (1957) e a Gripe de Hong Kong (1968). Especialistas acreditam que uma nova pandemia poderá acontecer nos próximos anos, provocando milhões de casos da doença. A característica mutável do vírus influenza, causador da gripe, reforça esta hipótese.

A forma e a gravidade da gripe variam muito. Seus principais sintomas são febre, calafrios e mal estar generalizado, freqüentes nos primeiros dias. A rinite e a faringite também podem ocorrer. Quando os sintomas iniciais diminuem, aparecem problemas respiratórios, como dor de garganta, tosse seca, coriza e congestão nasal.

Volta ao índice de notícias