Campanha de prevenção do câncer bucal ocorre junto com vacinação do idoso

25/04/2008

Autor: Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas promove entre 26 de abril e 9 de maio, junto com a Campanha de Vacinação do Idoso, a 6ª Campanha de prevenção e detecção precoce de câncer bucal.

Neste período, as equipes de todos os Centros de Saúde vão realizar exame clínico e orientar a população com mais de 60 anos sobre a prevenção deste tipo de câncer, com informações sobre o auto-exame de boca e os cuidados que devem ser tomados com a higiene bucal.

Pacientes com alterações na mucosa – língua, lábio e bochecha – serão triados para voltar ao Centro de Saúde para um exame mais detalhado e para o tratamento específico. Aqueles que tiverem lesões mais complexas vão ser encaminhados para clínicas de referência em diagnóstico bucal - CEO Ouro Verde e Clínica de Diagnóstico Bucal da Associação dos Cirurgiões Dentistas de Campinas (ACDC). O exame e eventuais tratamentos são de graça.

“Tradicionalmente, a Secretaria de Saúde de Campinas realiza a campanha de prevenção ao câncer bucal junto com a vacinação do idoso porque esta parcela da população é mais vulnerável a este tipo de patologia. Este tipo de ação atende à nossa diretriz de direcionar determinadas ações aos problemas mais freqüentes de acordo com a faixa etária”, afirma o cirurgião dentista Isamu Murakami, coordenador de Saúde Bucal de Campinas.

Assim como em 2007, a Campanha conta com o apoio do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo. A instituição vai doar 12 mil folhetos que abordam os cuidados preventivos e orientam sobre como realizar o auto-exame.

Em 2007, durante a campanha, foram examinados 19.561 pessoas sendo que, desse total, 17.853 apresentaram normalidade e o restante, 1.708, apresentaram algum tipo de alteração e foram encaminhados para tratamento.

O total de exames do ano passado representou um aumento de 27 % em relação a 2006, quando foram examinadas 15.415 pessoas. “A adesão demonstra um fortalecimento nas ações preventivas por parte da Secretaria de Saúde no tocante a tecidos moles. Este ano, a expectativa é de atingir mais pessoas”, afirma Isamu.

Segundo o coordenador, Campinas avançou bastante em relação ao diagnóstico e tratamento do câncer de boca nos últimos anos. “Isto aponta que a Secretaria trabalha com a diretriz de propiciar um envelhecimento saudável, com qualidade de vida”, diz.

Volta ao índice de notícias