Campanha de Vacinação do Idoso começa neste sábado

25/04/2008

Autor: Denize Assis

Estratégia se estende até o dia 9 de maio. Na oportunidade também ocorre a Campanha de Prevenção do Câncer Bucal

A Secretaria Municipal de Saúde promove, neste sábado, dia 26 de abril, uma grande mobilização com envolvimento de equipes de saúde e da comunidade para marcar a abertura da Campanha de Vacinação do Idoso contra a gripe em Campinas. Como nos últimos 6 anos, a Prefeitura aproveita a oportunidade para realizar também a Campanha de Prevenção do Câncer Bucal, já que o público a ser atingido é o mesmo.

Este ano, a meta de vacinação será mais ousada. O objetivo é atingir 80% da população campineira com mais de 60 anos, estimada em mais de 102,4 mil pessoas. Até o ano passado, o objetivo era imunizar 70% do total de idosos. A ampliação da cobertura acontece em razão do aumento da expectativa de vida da população.

O Município vai disponibilizar 265 postos de vacinação – 150 fixos, incluindo todos os centros de saúde, e 115 volantes –, das 8h às 17h, e vai desenvolver inúmeras atividades para chamar a atenção dos idosos para a importância da vacina contra a gripe. Mais de 700 servidores vão trabalhar para garantir o sucesso da campanha amanhã. A Prefeitura também vai disponibilizar 100 veículos para o transporte das equipes e outras ações de apoio logístico.

A diretora municipal de Saúde de Campinas, Lígia Aparecida Neaime de Almeida, a diretora da Vigilância em Saúde, Maria Filomena Gouveia Vilela, e o coordenador municipal de Saúde Bucal, Isamu Murakami, abrem as atividades deste sábado, às 9h, no Centro de Saúde Perseu Leite de Barros (na rua Paulo Provenza Sobrinho, 1.580), região noroeste da cidade.

As duas campanhas se estendem até o dia 9 de maio, sendo que, após este sábado, a vacina será aplicada em todos os centros de saúde da cidade. A dose deve ser tomada todos os anos e é gratuita. Quem tiver a caderneta de vacinas deve levá-la. Aqueles que não tiverem, vão receber uma no dia. O exame de câncer bucal também é de graça.

Essa é a 11ª campanha anual de vacinação contra a gripe para idosos em Campinas – no Brasil é a 10ª -, e tem como slogan a frase: “Não deixe a gripe derrubar você. Vacine-se”. A Campanha de Prevenção do Câncer Bucal está na 6ª edição.

Durante a campanha ainda serão disponibilizadas aos idosos outras vacinas integrantes do calendário da rede pública de saúde, como a dupla adulto, que previne contra tétano e difteria, e a contra o pneumococo, bactéria causadora de pneumonias, otites, faringites, sinusites e meningites. A dupla adulto deve ser aplicada a cada 10 anos. A vacina contra pneumococo é indicada para alguns grupos como portadores de doenças crônicas.

A Campanha incluirá também a imunização dos idosos internados em cerca de 68 casas de repouso instaladas em Campinas. Para aqueles que tenham dificuldade de locomoção, a orientação é para que os familiares entrem em contato com o centro de saúde, que deverá agendar visita de um profissional para aplicação da vacina.

Eficácia. Estudos apresentados pelo Ministério da Saúde mostram que a vacina reduz em mais de 50% as doenças relacionadas à gripe nos idosos vacinados e 32% do total de internações por pneumonia.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a vacinação é a forma mais eficaz para prevenir a gripe e suas complicações. A cada ano, mais de 150 milhões de pessoas são vacinadas contra gripe em países de todo o mundo, entre eles o Brasil. A gripe ataca todos os anos entre 10% e 20% da população do planeta - algo em torno de 600 milhões de pessoas. Se não for tratada, pode gerar complicações que provocam entre 250 mil e 500 mil mortes por ano e milhões de internações. As complicações mais comuns são pneumonia, infecção no ouvido (otite) e inflamação nos brônquios (bronquite).

“A gripe é uma doença que pode representar risco à saúde dos idosos por conta das complicações. A melhor forma de prevenção é tomar a vacina. Por isso, é de extrema importância que todos os maiores de 60 anos sejam imunizados todos os anos na campanha”, afirma o secretário municipal de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva.

Ele explica que, como os tipos de vírus influenza circulantes no mundo sofrem alteração a cada ano, a composição da vacina também é modificada. Outra informação é que a vacina é produzida a partir de fragmentos do vírus da gripe e, portanto, não há a menor chance de se contrair gripe após receber a dose.

O secretário informa que Campinas possui uma expectativa de vida 4 pontos acima da média nacional e conta com uma população centenária de mais de 120 pessoas - com idade acima de 100 anos. “Considerando os direitos da pessoa idosa e na perspectiva de uma sociedade mais velha e com saúde é que realizamos a Campanha de Vacinação do Idoso e a Campanha de prevenção do Câncer Bucal”.

Câncer de boca. A Secretaria de Saúde de Campinas vai realizar também no período de 26 de abril a 9 de maio exames de prevenção do câncer bucal. “Tradicionalmente, a Secretaria de Saúde de Campinas realiza a Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal junto com a Vacinação do Idoso porque este público é mais vulnerável a este tipo de patologia”, afirma o cirurgião dentista Isamu Murakami, coordenador de Saúde Bucal de Campinas.

As equipes vão orientar os idosos sobre a prevenção deste tipo de câncer, com informações sobre o auto-exame de boca e sobre os cuidados que devem ser tomados com a higiene bucal.

Pacientes com alterações na mucosa – língua, lábio e bochecha – serão triados para voltar ao Centro de Saúde para um exame mais detalhado e para realizar o tratamento específico. Aqueles que tiverem lesões mais complexas vão ser encaminhados para clínicas de referência em diagnóstico bucal. O exame e eventuais tratamentos são de graça.