Campinas vacinou mais de 4,2 mil contra a gripe nas duas primeiras horas da campanha

28/04/2008

Autor: Denize Assis

Mais de 4.251 idosos tomaram a vacina contra a gripe nas duas primeiras horas deste sábado, 26 de abril, no primeiro dia da Campanha de Vacinação para o Idoso de 2008. O número representa 4% da população campineira nesta faixa de idade, constituída por 102,4 mil pessoas. A meta é vacinar 80% deste total.

A adesão aponta o sucesso da estratégia que, segundo dados do Ministério da Saúde, reduz em até 30% o número de óbitos por complicações da doença. A vacina também proporciona queda na morbidade, diminuição do absenteísmo no trabalho e dos gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias da gripe.

A Campanha é nacional e foi lançada hoje de manhã pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, em São Bernardo do Campo. Em Campinas, foi aberta no Centro de Saúde (CS) Perseu Leite de Barros, na região noroeste, pela diretora da Vigilância em Saúde, Maria Filomena Gouveia Vilela, e pela diretora municipal de Saúde, Lígia Aparecida Neaime de Almeida.

Uma das primeiras pessoas a serem vacinadas no CS Perseu foi Maria Gonzalez Alvarez, presidente do Conselho Municipal do Idoso. Com 80 anos, dona Maria conta que participou de todas as campanhas – são 11 em Campinas e 10 no País. “A vacina é o que existe de melhor na medicina para a prevenção da gripe. Tomo desde o primeiro ano. Os idosos precisam se conscientizar da sua importância. Esta é uma ação de grande efeito, de alcance. Eu recomendo”, disse.

Izabel Pereira de Oliveira, de 65 anos, também tomou a sua dose bem cedinho. “Tomo faz cinco anos e nunca mais tive gripe. Quero deixar aqui meu depoimento como incentivo a todos. Tomem a vacina, não tenham medo, não dói. A saúde é o mais importante”, afirmou dona Izabel, que é conselheira municipal de saúde.

Quem também deu o exemplo foi o prefeito Hélio de Oliveira Santos, que tomou a vacina no posto instalado no Prefeitura Itinerante. “É importante que ele dê o exemplo”, disse Geremias Oliveira Lima, auxiliar de enfermagem que aplicou a dose no dr. Hélio. Geremias contou que esta é a primeira campanha da qual participa. “É a minha estréia e fui vacinar justo o prefeito. Nunca vou esquecer. Ele também ganhou uma carteira de vacinação”, afirmou.

A diretora da Vigilância em Saúde, Filomena Vilela, afirmou na abertura do evento que um dos objetivos da campanha é reduzir em 50% das doenças relacionadas à gripe nos idosos vacinados e, no mínimo, 32% hospitalizações por pneumonias.

Segundo a diretora, em Campinas, entre 2001 e 2007, as doenças do aparelho respiratório representaram a 3ª causa de óbito nos maiores de 60 anos, antecedidas por doenças do aparelho circulatório e neoplasias. “Com a vacinação, a queda de óbitos pode chegar a 30%. Portanto é importante que todos os maiores de 60 tomem a dose”, disse.

A Campanha teve início neste sábado, quando foram disponibilizados 265 postos de vacinação nas cinco regiões da cidade. A partir de segunda-feira e até dia 9 de maio, a vacina fica disponível nos Centros de Saúde. A dose é de graça. Quem tiver a caderneta de vacinas deve levá-la. Também serão aplicadas doses contra difteria e tétano (dupla adulto) em idosos com a carteira desatualizada e contra pneumonia, em pessoas com indicação. A Secretaria de Saúde ainda está disponibilizando exames para avaliar e orientar sobre câncer bucal.

Para sensibilizar e atrair os idosos para a campanha, a Secretaria de Saúde promove durante todo dia de hoje atividades lúdicas nos Centros de Saúde. No CS Jardim Conceição, região leste, ocorrem rodadas de bingo, sessão de cinema e jogo de dominó; No Parque Oziel, foi servido um café da manhã. Em todas as unidade básicas de saúde, pessoas se fantasiaram de ‘vovô e vovó Gotinha’.