Balanço parcial indica vacinação de mais de 14 mil idosos em Campinas

28/04/2008

Autor: Denize Assis

Município atingiu a marca recorde de 13,6% de cobertura vacinal no primeiro dia de campanha, segundo dados parciais da Vigilância em Saúde Municipal. Marca supera os 10% preconizados

Dados preliminares do terceiro balanço da Campanha de Vacinação do Idoso em Campinas indicam que 14.090 pessoas com 60 anos ou mais compareceram aos centros de saúde e outros postos para tomar a dose contra a gripe no sábado, 26 de abril, no primeiro dia da campanha. O total representa 13,6% da população nesta faixa etária.

“Em relação à cobertura recomendada pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde para o primeiro dia da campanha, o resultado preliminar de Campinas é excelente”, disse o secretário municipal de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva. Este ano, a meta é vacinar cerca de 81 mil idosos (80%) até dia 9 de maio, em todas as regiões da cidade. Em todo País são 13 milhões.

Estudos nacionais e internacionais mostram que a vacina contra influenza reduz mais de 50% das doenças relacionadas à gripe nos idosos vacinados e, no mínimo, 32% das hospitalizações por pneumonias. Além disso, estudos apontam que há queda de pelos menos 31% das mortes hospitalares por pneumonia e influenza (gripe) e de cerca de 50% das mortes hospitalares relacionadas às doenças respiratórias. Quanto aos óbitos entre idosos, por diversas causas, o percentual de queda varia entre 27% e 30%.

A diretora municipal de Saúde, Lígia Aparecida Neaime de Almeida; a diretora da Vigilância em Saúde, Maria Filomena Gouveia Vilela, abriram sábado pela manhã a décima primeira Campanha de Vacinação do Idoso no município, no Centro de Saúde Perseu Leite de Barros, região noroeste.

Filomena Vilela ressaltou que a vacinação contra a gripe reduz as internações por pneumonia e por problemas respiratórios. “A vacinação contra a gripe é uma das mais importantes estratégias em benefício da saúde da população idosa. É um dos maiores trunfos do Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirmou.

Também estavam presentes na abertura a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Maria Gonzalez Alvarez, e conselheira municipal de saúde, Izabel Pereira de Oliveira. As duas fizeram questão de darem o exemplo e tomaram a dose contra a gripe.

“Acho extremamente importante passar a mensagem que as pessoas com 60 anos ou mais tomem a vacina. A vacina é o que existe de melhor na medicina para a prevenção da gripe e é um direito do idoso. Tomo desde o primeiro ano”, disse Maria Gonzalez, que tem 80 anos.

Dona Izabel, de 65, também reforçou a mensagem da presidente: “Tomo faz cinco anos e nunca mais fiquei gripada. Recomendo que todos façam a vacina, não tenham medo, não dói. Precisamos cuidar do que é mais importante para o idoso, a saúde”.

A vacina. A vacina contra a gripe é produzida com base nas três cepas (subtipo de vírus) de maior circulação no Hemisfério Sul. Essa combinação eleva a capacidade de proteção da vacina. A vacina leva duas semanas para produzir efeito e deve ser tomada todos os anos. Os vírus presentes na vacina estão mortos e não podem se reproduzir e provocar a doença. Isto significa que a vacina não causa gripe.

Além da dose contra a gripe, estão sendo aplicadas vacinas contra difteria e tétano e contra pneumonias. Por isso, quem tiver a carteira de vacinas deve levá-la. Em todos os centros de saúde também serão feitos os exames para diagnosticar o câncer de boca. As campanhas vão até 9 de maio.