Ofensiva contra a dengue é reforçada com mais 47 novos profissionais de controle de vetor

30/04/2008

Autor: Denize Assis

Uma equipe de 47 novos ajudantes e supervisores de controle ambiental reforça a ofensiva contra a dengue em Campinas desde a última segunda-feira, 28 de abril. Os novos profissionais, que passaram por capacitação na semana passada, começaram a atuar em campo ontem nas cinco regiões de abrangência da cidade. O contingente se soma a outros 36 servidores já contratados este ano – no total estão sendo chamados 250.

A contratação de pessoal específico para atuar no combate à dengue integra a estratégia da Secretaria Municipal de Saúde que possibilitou reduzir os casos da doença em mais de 95% este ano em relação aos primeiros quatro meses de 2007. São 153 casos de dengue em 2008. No ano passado, em janeiro, fevereiro, março e abril, foram mais de 6.926 mil.

Na região sul, na área de abrangência do Centro de Saúde (CS) São Domingos, somente ontem, os novos ajudantes atuaram em cerca de 400 residências nos bairros Cidade Singer e Marisa. Nesta terça-feira, as ações ocorrem nos jardins Campo Belo 1 e São Domingos.

Ontem e hoje foram desenvolvidos trabalhos como visitas de casa em casa para remoção e inviabilização de criadouros, aplicação de larvicida biológico BTI e ações de educação em saúde, informação e mobilização social. Mas os ajudantes também são qualificados para realizar controle químico e telagem de caixas d´água além de atuarem em pontos de risco, entre outras atividades.

“A inserção destes profissionais nas equipes que atuam no controle da doença foi fundamental. Garantiu um reforço importante nas ações específicas de controle do Aedes aegypti, vetor da doença. Hoje, não consigo enxergar nosso trabalho sem estes ajudantes”, diz a supervisora de controle ambiental, Luciene Aparecida Marques Vieira, da Vigilância em Saúde (Visa) Sul de Campinas.

Parceria. O combate à dengue em Campinas também acontecerá com a ajuda da Igreja Universal do reino de Deus. Na segunda-feira, dia 28, à noite, mais de 500 jovens da igreja assistiram a uma palestra preparada por técnicos da Secretaria de Saúde.

A iniciativa de participar da luta contra a doença foi da própria igreja e a idéia é que os membros sejam multiplicadores das ações de enfrentamento nos lares campineiros.

A palestra para os jovens incluiu informações sobre a biologia do mosquito, forma de transmissão, sintomas da doença, criadouros e formas de inviabilização e a necessidade do envolvimento de todos no combate.

“Foram duas horas de intensa interação com estes jovens. Eles se mostraram muito receptivos, interessados, fizeram mais de 40 perguntas e as dúvidas mais comuns foram em relação ao mosquito, se todos estão contaminados, tempo de vida, em que altura o inseto voa, criadouros preferidos e muitas outras. Foi muito bom mesmo”, disse Luciene Aparecida Marques Vieira, que proferiu a palestra.

Prioridade. O combate à dengue é prioridade em Campinas. Nos últimos meses de 2007, já pensando em 2008 e se antecipando ao período de maior transmissão da dengue – que são os meses de calor e chuvas –, a Secretaria de Saúde reforçou as estratégias de controle; investiu em ações de comunicação, informação e mobilização social; mobilizou todos os setores da Prefeitura; capacitou equipes de saúde; e utilizou maior rigor na avaliação e acompanhamento dos trabalhos.

Além disso, produziu um diagnóstico de infestação do mosquito transmissor nas áreas consideradas de risco e intensificou a campanha contra a dengue durante todo o ano.

Também investiu para buscar maior agilidade no diagnóstico laboratorial, contratou pessoal para atuação específica no controle da dengue e passou a trabalhar com geo-referenciamento por satélite no controle dos casos.

A Prefeitura também criou a Comissão de Endemias e Epidemias e o Gabinete do Prefeito publicou uma ordem de serviço para que todos os setores municipais cuidem de seus espaços de forma criteriosa com o objetivo de inviabilizar criadouros e agilizar toda ação de controle.

Outra estratégia desencadeada foi a parceria com entidades ligadas às áreas da medicina, como com o Conselho Regional de Medicina (CRM), Sindicato dos Médicos, Sociedade de Medicina e Cirurgia (SMCC) e Unimed, para divulgação de informações aos médicos do município. Inicialmente o secretário enviou uma carta destacando a importância do engajamento dos médicos na campanha de combate à dengue.

Os 580 agentes de saúde também foram convocados pelo prefeito Hélio de Oliveira Santos e pelo secretário municipal de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva, para o empenho no enfrentamento à doença. Eles foram sensibilizados em oportunidades nas quais o secretário e o prefeito ressaltaram a importância da atuação dos agentes na mobilização da sociedade no combate ao mosquito transmissor da doença.