Campinas participa de Seminário Nacional de Violências

30/04/2008

Autor: Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas, representada pela médica sanitarista Naoko da Silveira, da Vigilância em Saúde, participa nestes dias 29 e 30 de abril, em Porto Alegre (RS), do Seminário Nacional de Violência: Uma Epidemia Silenciosa. O evento é uma realização do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e conta com a presença do ministro da Saúde, José Gomes Temporão.

Durante o encontro, estão sendo apresentadas experiências nacionais e internacionais que deram certo na prevenção e no enfrentamento da violência. O seminário tem como objetivo aprofundar questões relacionadas ao impacto do uso do álcool e de drogas, à violência na adolescência, à violência no trânsito e à prevenção de suicídios.

De acordo com o Ministério da Saúde, a violência causa impacto nos custos do Sistema Único de Saúde (SUS). Estima-se que esses custos girem em torno de quase R$ 1 bilhão por ano, segundo estimativa do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA). Em Campinas, as violências e acidentes – classificadas como causas externas – são a terceira causa de morte.

Para o secretário municipal de Saúde de Campinas, José Francisco Kerr Saraiva, a prevenção das mortes por acidentes e violências exige intervenções bem articuladas de diferentes instituições e setores sociais e participação e comprometimento da população neste processo.

“Mas, sem dúvida, a área da saúde tem um papel estratégico na inversão dessa tendência, com a implementação de políticas e ações, como o incentivo à redução no consumo abusivo de álcool, que é um dos grandes fatores de risco para as diversas formas de violências, como os maus tratos, homicídios e acidentes de trânsito”, disse.

Diante da compreensão de que violência é um problema de saúde pública, previsível e evitável, a Secretaria de Saúde de Campinas, atendendo política do Ministério da Saúde, tem desenvolvido ações de vigilância, promoção da saúde, prevenção de violências, de acidentes, e assistência às vítimas, além de atuar na formação de recursos humanos e na avaliação de políticas e programas.

Dentre as políticas públicas para a redução das violências, Campinas constituiu o Núcleo de Atenção e Prevenção às Violências e Acidentes e Promoção à Saúde. Este Núcleo promove no próximo dia 15 de maio, o 1º Encontro de Atenção e Prevenção às Violências e Acidentes de Campinas.

“O objetivo é promover maior discussão sobre o tema e integrar programas, projetos e as redes envolvidas na assistência, proteção, prevenção e promoção, além de permitir melhor conhecimento pelos profissionais da rede de saúde e fortalecer parcerias com outras secretarias, instituições ou setores”, diz a médica sanitarista Naoko da Silveira.

Também implementou um sistema de Vigilância de Violências e Acidentes e o Iluminar, para cuidados com vítimas de violência sexual e doméstica, entre outros.

Volta ao índice de notícias