Cantinho da Beleza leva alegria ao Centro de Oncologia

01/04/2009

Autor: Laura Gonçalves

Nas manhãs de quarta-feira, quem entra no Centro de Atenção Integral em Oncologia do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti (HMMG) percebe um clima diferente. É que um grupo de voluntárias da instituição muda a cara de hospital com o ‘Cantinho da Beleza’, onde é oferecido corte de cabelo, manicure, pedicure e tudo mais que a pessoa precisa para levantar o astral.

Numa conversa entre os médicos da Oncologia e representantes da Associação de Voluntários do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti (Avohmag) foi criado o ‘Cantinho da Beleza’, que atualmente presta serviços no local todas às quartas-feiras, das 8 às 12 horas, com sete participantes. Lá, as voluntárias, fazem a barba, cortam o cabelo, fazem a mão, a sobrancelha, enfim, mudam o visual dos pacientes e seus acompanhantes.

“Atendemos cerca de 20 pessoas por manhã e isso só nos traz alegria. Sempre convidamos as pessoas a participarem do ‘Cantinho’ e todas que passam por aqui aprovam essa iniciativa”, explicou a voluntária Cibele Greco Erler. As integrantes da Avohmag também realizam festas em datas especiais e já estão ansiosas com os preparativos das comemorações do Dia das Mães.

E mexer com a emoção das pessoas não é tarefa fácil. “Sabemos da importância do nosso trabalho e tudo que fazemos adicionamos uma pitada a mais de carinho. Sempre que vou cortar o cabelo de um paciente que está fazendo quimioterapia – tratamento que um dos efeitos colateral é a queda de cabelo – friso que o cabelo cresce novamente. A vida é o bem mais preciso que temos”, falou a voluntária Geraldina de Andrade, que encara o papel de cabeleireira nas quartas-feiras.

Os pacientes também agradecem o carinho e retribuem com palavras de agradecimento. “Comecei a fazer quimioterapia em janeiro e estava apavorada, mas quando cheguei aqui na Oncologia e vi o ambiente descontraído e harmônico e já comecei a relaxar”, conta a paciente Fátima Aparecida de Lima. Para ela, o trabalho dos voluntários é maravilhoso e merece todo o reconhecimento. “Este não é somente o ‘Cantinho da Beleza’, é também o cantinho da amizade, da descontração, da alegria. Estas pessoas são ótimas”, finalizou.

“Realmente, isso daqui é muito bom”, afirma o paciente Lourenço Brolesi, enquanto corta o cabelo e faz a barba. E os acompanhantes também aprovam o trabalho voluntário. “A gente, que está acompanhando, também sofre com o tratamento, mas aqui as coisas são diferentes. As pessoas são amorosas e especiais, enquanto esperava minha irmã, fiz o pé e tirei a sobrancelha. O tempo passou e eu nem vi”, disse a dona de casa Maria Miranda.

As voluntárias da Avohmag também preparam festas em datas especiais, como Dia das Mães, dos Pais, festa Junina e Natal.

A doença e tratamentos

O câncer é uma doença que nasce a partir de uma mutação genética no DNA de qualquer célula do corpo, fazendo com que ela se multiplique de forma desordenada, constituindo-se em um conjunto de células chamado tumor. Existem dois tipos de tumor, o benigno e o maligno. O benigno é aquele que se desenvolve vagarosamente e dificilmente apresenta riscos ao paciente. Já o tumor maligno desenvolve um conjunto de rede de vasos sanguíneos para se manter, e é através dele que as células malignas chegam a outros órgãos, desenvolvendo a doença nestas regiões. O processo é conhecido como metástase.

Em caso de tumores malignos existem dois tipos de tratamento mais utilizados: a radioterapia e a quimioterapia.

A radioterapia consiste na utilização de radiações para destruir células tumorais, danificando assim o material genético da célula do tumor, evitando que ela cresça e se reproduza. Esse procedimento dura em média entre 5 a 30 dias, com retornos periódicos do paciente.

Já a quimioterapia é um tratamento com medicamentos que inibem a proliferação das células doentes e pode durar um ano ou mais.