HMMG recebe equipamento de braquiterapia

01/04/2009

Autor: Laura Gonçalves

O Centro de Atenção Integral em Oncologia do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti recebeu (HMMG) nesta terça-feira, dia 31 de março, um equipamento de braquiterapia que será utilizado no tratamento de câncer. Além disso, o HMMG irá receber, até junho deste ano, um Acelerador Linear e um Sistema de Planejamento Tridimensional, que também serão doados pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA).

A braquiterapia é um tipo de tratamento utilizado em radioterapia na qual a fonte de irradiação é colocada próxima à superfície corporal ou dentro de uma cavidade do corpo. Inicialmente, a braquiterapia será utilizada no HMMG para tumores ginecológicos (útero e endométrio).

“Atualmente, quem precisa deste tratamento tem que procurar a Unicamp. Com esta aquisição, vamos adequar nossos espaços para a chegada de todos os aparelhos do Inca e, até o final do ano, o HMMG também atenderá a população de Campinas e da região”, disse a coordenadora da Oncologia, Joyce Gruenwaldt.

De acordo com a médica, a braquiterapia no Mário Gatti irá desafogar o atendimento da Unicamp e será mais uma opção para pacientes do Sistema único de Saúde (SUS). “O novo equipamento permitirá atender cerca de sete pacientes por dia”, enfatizou Joyce.

“A chegada braquiterapia representa o começo de um grande passo que a atual gestão toma para o tratamento integral do doente oncológio. Quem ganha é Campinas”, enfatizou o presidente do HMMG, Dr. Salvador Affonso Fernandes Pinheiro.