Campinas comemora Dia Mundial da Atividade Física

03/04/2009

Autor: Camila de Pádua e Cláudia Xavier

Deixar o sedentarismo de lado. Esse é o objetivo do Dia Mundial da Atividade Física que será comemorado nesta sexta-feira, dia 3 de abril, em Campinas. O evento será realizado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer em parceria com a de Saúde.

Toda a programação irá acontecer na Lagoa do Taquaral e qualquer pessoa pode participar. Além disso, já estão confirmados os grupos que realizam atividades nos Centros de Saúde Itajaí, Parque Floresta, Parque Valença, Boa Vista e os que integram o Distrito de Saúde da região Leste. A expectativa é que mais de 300 pessoas façam parte do evento.

O dia começa com a concentração dos participantes em frente ao Ginásio do Taquaral. Na sequência, um alongamento dá início a caminhada na pista interna da Lagoa. Depois, aulas de ginástica, hidroginástica e atividades recreativas encerram a programação.

Para o coordenador municipal da Saúde Integrativa da Secretaria Municipal de Saúde, Willian Hyppólito Ferreira, a prática de atividades físicas é fundamental para manter o trabalho interno do organismo em perfeitas condições.

Segundo ele, pesquisas no mundo todo só confirmam que caminhar ou praticar alguma outra atividade 30 minutos por dia, cinco dias por semana, traz uma série de efeitos benéficos tanto físicos e mentais. "Pessoas que se movimentam têm mais qualidade de vida", afirma Ferreira.

Confira os horários das atividades:

7h30 - Concentração para caminhada em frente ao ginásio

8h - Alongamento e início da caminhada na pista interna da Lagoa

9h - Aula aberta de ginástica em frente ao ginásio

9h30 - Aula de hidroginástica (vagas já preenchidas)

10h - Atividades recreativas na área do ginásio