Feriado: Saúde faz alerta sobre febre amarela

03/04/2009

Autor: Cláudia Xavier

As pessoas que forem viajar para a região de Botucatu neste feriado da Páscoa e ainda não tomaram a vacina contra a febre amarela devem evitar as áreas rurais e de matas. O alerta é dado pela enfermeira sanitarista coordenadora da Vigilância Epidemiológia da Secretaria Municipal de Saúde, Brigina Kemp, tendo em vista que aquela região tem registrado casos da doença nos últimos dias.

Segundo Brigina, a vacina continua sendo a maior arma contra a febre amarela mas a imunização deve ser feita, no mínimo, dez dias antes da viagem. "Se a vacina for tomada agora pelo turista, o efeito será inócuo uma vez que o organismo não terá o tempo necessário para produzir os anticorpos. Então, é melhor que as áreas rurais e de mata sejam evitadas", disse.

Os municípios da região de Botucatu que apresentam casos de óbitos recentes por febre amarela são Sarutaiá, Piraju e Itatinga. As vítimas teriam contraído a doença em área rural, durante o trabalho no campo ou em atividades de lazer em área de pescaria.

Como medida de prevenção, a área considerada de risco foi estendida para os municípios de Angatuba, Avaré, Bernardino de Campos, Bofete, Botucatu, Fartura, Ipaussu, Paranapanema, Pardinho, Taguaí, Tejupá e Timburi.

Febre amarela

A febre amarela é uma doença infecciosa causada por um vírus chamado flavivírus encontrado em primatas não-humanos que habitam as florestas tropicais. A transmissão do vírus se dá pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti, desde que o inseto esteja contaminado (após picar um ser humano com a doença) . Esta é a febre amarela urbana. Há também a febre amarela silvestre, causada pela picada do mosquito Haemagogus.

Os principais sintomas da doença são febre alta, mal-estar, dor de cabeça, dor muscular muito forte, calafrios, cansaço, vômito e diarreia que aparecem, em geral, de três a seis dias após a picada.

Nos casos mais graves, os sintomas podem ser icterícia, hemorragias, comprometimento dos rins, fígado, pulmão e problemas cardíacos, que podem levar à morte.

Como os sintomas da febre amarela são muito parecidos com os da dengue e da malária, faz-se necessário que o diagnóstico seja preciso, a fim de evitar o risco de epidemias em áreas urbanas, onde o vírus pode ser transmitido pelo mosquito da dengue.

A vacina contra a febre amarela deve ser renovada a cada dez anos. Nas áreas de risco, a vacina deve ser aplicada em crianças a partir dos seis meses de idade. Os turistas cujos destinos forem essas áreas de risco também devem ser imunizados.

Em Campinas, a vacinação contra febre amarela pode ser feita nas áreas de abrangência dos cinco Distritos de Saúde. Para saber a unidade mais próxima de sua casa e o horário de funcionamento, o cidadão deve ligar para o Serviço 156.

Volta ao índice de notícias