Programa DST/Aids lança “Sábado PositHIVo”

03/04/2009

Autor: Bruno Sgambato

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (PMDST/Aids), lançou o projeto "Sábado PositHIVo" no Espaço de Convivência do Centro de Referência do PMDST/Aids.

O objetivo do evento é aproximar as pessoas que vivem com o HIV/Aids e a sociedade em geral, por meio de um ambiente descontraído, para que essas pessoas se sintam aceitas e queridas socialmente, melhorando, consequentemente, a qualidade de vida.

Cerca de 150 pessoas participaram do lançamento no último sábado, dia 28 de março, dentre usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), familiares, trabalhadores, além de funcionários, gestores e parceiros da Secretaria de Saúde. O projeto é uma iniciativa da ONG Grupo da Amizade, que conta com o apoio da Prefeitura de Campinas. A intenção é realizar o evento uma vez por mês.

O "Sábado PositHIVo" foi realizado entre as 18 e 22 horas. No cardápio tinha galinhada, macarronada e salada nutritiva, além de performances artísticas como show da Tuany, a interpretação de Carmem Miranda pela artista Camile (em referência aos 100 anos da luso-brasileira mais famosa de Hollywood celebrados em 2008) e a estreia, no Espaço, de Paloma, artista que contextualizou em sua apresentação discussões sobre religião e a liberdade de identidade e opção sexual.

"Está sendo surpresa para gente, pois não esperávamos tanta gente assim. Esperamos que os próximos eventos tenham tanto sucesso como este primeiro", disse Casemiro Lopes Moreira, coordenador da ONG.

Doações de cobertores esquentaram a festa. "Com a proximidade do inverno que vem chegando, queremos que as pessoas fiquem preparadas e sejam acolhidas", disse o ativista do Grupo da Amizade. Além da ONG, as Casas de Apoio, o Grupo Vida e o Morada Amor e Luz também são conveniadas ao SUS Campinas e têm como missão cuidar e abrigar pessoas que, por algum motivo, não têm onde morar.

No total, cerca de 300 cobertores foram distribuídos à população. As crianças que foram trazidas ao encontro puderem assistir filmes educativos e brincadeiras educativas realizadas pela equipe do Programa DST/Aids.

O DJ Jorginho comandou as pick-ups e deu ambiente de boate ao Centro de Referência do PMDST/Aids. Além disso, comidas e utensílios domésticos foram doados por representantes do setor privado ao Grupo da Amizade. O Programa de DST/Aids colaborou com a estrutura e funcionários.

Aprovado

Feirante e usuária do Centro de Referência do PMDST/Aids, Maria (nome fictício), de 46 anos, aprovou a iniciativa de realização do Sábado PositHIVo. "O que eu mais gostei aqui é que não tem ninguém taxado ou marcado com carimbo na testa escrito ‘soropositivo’. Vieram famílias, pessoas vivendo e pessoas convivendo com HIV/Aids. Não dá para saber quem é quem. Foi uma grande experiência. Queríamos mostrar para a sociedade que pessoas vivendo com HIV/Aids podem levar uma vida normal, desde que façam o tratamento correto", disse.

Para o artista performático Antonio (nome fictício) as pessoas que vivem com HIV/Aids precisam de eventos como o que foi realizado no último sábado. "As pessoas precisam de alegria. Isso melhora nossa qualidade de vida e pode fortalecer nossos sistemas imunológicos, pois a gente precisa de autoestima, de alegria", disse o usuário do SUS. "Para quem vê pode parecer apenas uma festa. Mas para a gente, para pessoas que vivem com HIV/Aids, essa atividade significa vida", completou.

Grupo da Amizade

O Grupo da Amizade é uma entidade da sociedade civil organizada que mantém convênio de parceria com a Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Saúde, para dar retaguarda social às pessoas que vivem com HIV/Aids, que se encontram em tratamento oferecido pelo SUS e são atendidas no Centro de Referência do Programa DST/Aids de Campinas. Segundo Moreira, cerca de 40 pessoas são beneficiadas através do convênio da ONG com a Prefeitura de Campinas.

O Espaço de Convivência do Centro de Referência do PMDST/Aids fica na Rua Regente Feijó, 637, no Centro.